quinta-feira, 26 de abril de 2018

DEPOIS DO ESCÂNDALO DO "BATOM NA CUECA", VEREADOR IVALDO PODERÁ SER AGRACIADO POR EDIVALDO COM SECRETARIA "CRIADA PRA ELE", SEGUNDO A OPOSIÇÃO

Edivaldo e Ivaldo
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) recebeu sinal verde da Câmara Municipal e já pode instalar a nova secretaria do seu governo, a de Cultura, atendendo uma antiga reivindicação das manifestações culturais da capital, bem como do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), grande defensor da ideia. Pelo placar de 24 votos a 2, os vereadores concederam nesta quarta-feira (25/04) tutela ao palácio, aprovando o Projeto de Lei 039/18 do Executivo Municipal Acompanhada da Mensagem 004/18, que altera a Estrutura Orgânica da Administração Pública do Poder Executivo do Município e dá outras providências.

"A gente espera que melhore cade vez mais a gestão do setor cultural. Nós estamos corrigindo hoje um problema que existe, que é uma secretaria que foi criada e está funcionando por um secretário adjunto, sem um secretário da pasta, sem ter um cargo de secretário de direito", comemora o vereador Raimundo Penha (PDT), vice-líder do governo.






Na prática a matéria da Prefeitura trata da estruturação da Secretaria Municipal de Cultura e do cargo de seu secretário, e ainda propõe cortes de cargos da administração direta e indireta para incorporá-los à nova pasta. Para os vereadores de oposição Marcial Lima (PRTB) e Estêvão Aragão (PSB), contrários à proposta, a Secretaria (que substituirá a combalida FUNC do petista Marlon Botão) foi criada, na verdade não para atender aos interesse da cultura em si, mas para favorecer figuras do PDT, em especial um político da sigla, uma referência ao vereador licenciado Ivaldo Rodrigues (atualmente comandando a SEMAPA), e segundo tem sido amplamente divulgado na imprensa ocupará o cargo de secretário da mesma.

"Eles estão fortalecendo a secretaria pra abrigar uma pessoa, não é pela cultura, é pra abrigar gente do governo, não é por esse povo que trouxeram pra cá (a galeria da Casa ficou lotada de pessoas ligadas aos movimentos culturais).  Eu sou a favor dessa população aqui, eu não sou a favor de fortalecer a secretaria pra abrigar um pedestista. Porque não fizeram isso há 5 anos atrás? E outra coisa, estão fortalecendo a Secretaria num ano eleitoral pra se aproveitar do  momento, dizendo que vão beneficiar a cultura cultura, coisa nenhuma, porque o governo municipal não gosta de cultura. O prefeito Edivaldo nunca foi cultural na vida", critica Marcial Lima.


"Eu sou entusiasta da cultura, apoio, inclusive sempre critico a maneira desrespeitosa com que a prefeitura e o Estado tratam quem faz cultura no Estado, as pessoas se dedicam, e a cultura ainda existe por causa do amor que as pessoas tem pelas manifestações culturais, porque se dependesse do poder público ela já tinha acabado, porque fazem as brincadeiras e depois ficam com o pires na mão, correndo atrás pra receber o dinheiro que lhes é devido. Mas eu voto contra porque o prefeito teve 6 anos pra criar a Secretaria de Cultura e não fez, e ele está criando agora, nesse momento, em época de eleição pra fazer um arranjo político pra beneficiar interesses nada republicanos", apimenta Estevão Aragão.

O detalhe é que este aval da Câmara foi dado dias depois da notícia bombástica, dando conta de uma suposta pisada de bola do vereador pedetista cotado para assumir a pasta, que estaria oferendo emprego na estrutura pública em troca de sexo. Segundo a denúncia publicada num blog, Ivaldo Rodrigues teria deixado o popular "batom na cueca" numa conversa de WhatsApp em que prometia cargo a um rapaz numa UPA da cidade, desde que este estivesse disposto a satisfazer-lhe os instintos mais "sacanas", o que não teria sido aceito pelo jovem, que preferiu explodir a bomba, colocando o edil em maus lençóis.

O caso expôs negativamente a conduta moral do parlamentar que acabou virando chacota em piadas das mais diversas, contadas pelos quatro cantos da Ilha, não por suas opções, mas (caso seja verdadeira a informação) pelo seu descaramento de querer tirar proveitos pessoais às custas da coisa pública, ou seja, com o dinheiro do cidadão.

Os questionamentos de Marcial e Estevão podem ter suas nuances, porém são os mesmos de quem usa o bom senso: Esta Secretaria de Cultura, criada agora pelo Município como solução pra tudo na área cultural, vai atender, de fato aos anseios de promotores e de quem mais faz a cultura acontecer  nessa cidade, os mesmos que pra receberem seus incentivos legais passam por situações vexatórias, indo à FUNC o ano inteiro com o pires na mão?

Ela vai mesmo resolver a dívida que o Município tem (ao menos na atual gestão) com a cultura local, como defenderam os vereadores governistas em seus votos, criando assim, grande expectativa nos brincantes?

Ou será se vai é servir de cabide de emprego e usufruto eleitoral a Ivaldo e seus aliados, como  afirmam os dois vereadores oposicionistas?

O tempo dirá.

O que se espera é que os dois parlamentares estejam errados em suas sugestões e a Secretaria de Cultura do Município de São Luís dê certo. Não seja para tratar de "cutura" e sim de Cultura. E muito menos que seja usada em transações, visando a satisfação de desejos eróticos de ninguém.

Representantes de grupos folclóricos e integrantes de manifestações culturais da cidade
lotaram a galeria da Câmara para acompanhar a votação.

Agora veja como votaram os vereadores.

Pelo SIM:

Astro de Ogum  (PR)
Osmar Filho (PDT)
Raimundo Penha (PDT)
Marquinhos (DEM)
Beto Castro (PROS)
Nato Júnior (PP)
Aldir Júnior (PR)
Chico Carvalho (PSL)
Paulo Vitor (PROS)
Pereirinha (PSL)
Marcelo Poeta (PC do B)
Fátima Araújo (PC do B)
Chaguinhas (PP)
Dr. Gutemberg (PRTB)
Professor Sá Marques (PHS)
Honorato Fernandes (PT)
Concita Pinto (PEN)
Josué Pinheiro (PSDB)
Ricardo Diniz (PRTB)
Antônio Garcez (PTC)
Edson Gaguinho (PHS)
Genival Alves (PRTB)
Basileu (PRTB)
Cézar Bombeiro (PSD)

Pelo NÃO

Marcial Lima (PRTB)
Estevão Aragão (PSB)

AUSENTES

Pedro Lucas Fernandes (PTB)
Bárbara Soeiro (PSC)
Umbelino Júnior (PPS)
Pavão Filho (PDT)
Afonso Manoel (PRP)


segunda-feira, 23 de abril de 2018

EDUCAÇÃO DE "PICADEIRO"! PROFESSORES DE SÃO LUIS VÃO CRUZAR OS BRAÇOS DE NOVO

Os professores da rede Municipal de São Luís vão cruzar os braços, em mais uma greve na educação. Ao menos é o sinal de alerta dado pelo Sindicato dos profissionais do magistério, que em vídeo, convoca a categoria e a população em geral para um grande ato no dia 25 de abril, às 8 horas da manhã na Praça Maria Aragão.

Segundo a mensagem da presidente do SINDEDUCAÇÂO, Elisabeth Castelo Branco, os motivos para uma nova paralisação são as mesmas de sempre: desvalorização profissional e as péssimas condições de trabalho.

“Professores da rede Municipal de São Luís, dia 25 de abril a educação vai parar. Contra a política do prefeito Edivaldo Holanda Jr de desvalorização, precarização das escolas e as péssimas condições de trabalho. Convidamos os professores e a sociedade para fazer parte dessa luta contra a omissão e o desrespeito”, diz Elizabete na vídeo mensagem de 30 segundos já circula nas redes sociais. Veja o vídeo:

A última paralisação dos professores aconteceu em agosto de 2017, durando cerca de um mês, quando chegaram até a ocupar o prédio da SEMED no São Francisco, porque a prefeitura que se negava a negociar, passou a descontar a falta dos grevistas na folha de pagamento. O movimento acabou nas barras da Justiça com um grande acordo, mas pouco do acordado foi cumprido pela administração municipal.

As revindicações dos educadores são legítimas e dignas de respeito, porém uma greve só aumentará o calvário das crianças da rede Municipal, que já são penalizadas com atrasos no calendário escolar, com escolas ameaçando desmoronar sobre suas cabeças, e tantos outros itens desta educação desumana e perversa que a gestão municipal lhes oferece.

Aliás, várias escolas do Município estão paradas por conta de obras que começaram só depois das férias e os serviços andam a passos de tartaruga, outras estão em reformas intermináveis. E o pior é ver o Secretário da SEMED, Moacir Feitosa, quando fala na imprensa, sempre insinuando que o único problema da educação de São Luís são os professores, dá pra entender?

Essa educação Holandista realmente parece mais servir para "picadeiro" que para a formação de futuros cidadãos. Não pode ser levada a sério por ninguém, afinal eles também não a levam. 

sexta-feira, 20 de abril de 2018

NOVELA DOS R$ 100 MILHÕES: TÁ PENSANDO O QUE? BENEFÍCIOS SÓ LÁ PARA O FIM DO MANDATO DO PREFEITO

E a novela dos R$ 100 milhões que a prefeitura de São Luís tenta tomar de empréstimo junto ao Banco do Brasil (dizem que para tirar as cidade da buraqueira) está suspensa na Câmara Municipal por decisão da presidência da Casa. Astro de Ogum (PP) retirou o projeto da pauta após muita pressão dos vereadores, que queriam saber, por exemplo como seriam agraciados com o valor em suas bases, mas novos capítulos estão sendo traçados por seus autores e atores e da trama pode voltar logo. A população, por sua vez, deve agir como São Tomé: só acredite vendo, até porque mesmo sendo aprovado pelos edis agora, os benefícios só virão a longo prazo e sua aplicação não será apenas nos buracos, como tem alardeado vozes palacianas.

Isso mesmo. Segundo afirmou o Secretário Municipal de Governo, Pablo Rebouças ao titular deste blog, esse dinheiro será aplicado em mais áreas, que não se limita simplesmente a tapagem dos buracos.   

"Esse empréstimo trata-se de captação de recursos financeiros vamos aplicar em infraestrutura, em mobilidade urbana, em macrodrenagem para combater os grandes alagamentos que ainda acontecem na cidade e no nosso trânsito", revela o secretário.

Rebouças também explica como ainda serão longos os passos pós-aprovação dos vereadores no Legislativo, até a chegada desse dinheiro nos caixas da prefeitura:

"Primeiro é preciso ser feita análise do projeto, que é feita pela equipe do Banco do Brasil. Feito isso, nós vamos licitar os projetos para depois dos projetos licitados, evidentemente dentro de um cronograma físico-financeiro, buscar a implantação dos investimentos", esclarece.

A parte pior para quem está convivendo aqui e agora com a buraqueira na porta de casa, nas ruas, avenidas, quebrando os carros nas crateras e tendo muitos prejuízos, é que os benefícios prometidos, conforme Pablo Rebouças, não virão de imediato, como pode pensar a população, mas sua consumação concreta só será possível lá para o fim do mandato do atual prefeito.

"Após ser feito esse trabalho, é evidentemente que antes até do final do mandato do prefeito Edvaldo as obras estarão prontas e a cidade não vai só se beneficiar disso, ela vai se beneficiar das obras daqui para frente a longo prazo", pondera o homem forte do governo pedetista.

Lembrando que esse empréstimo que a prefeitura pretende tomar junto ao Banco do Brasil é R$ 140 milhões a menos que o primeiro de R$ 240 com o mesmo objetivo, solicitado à Caixa, aprovado pela mesma Câmara, no finalzinho de 2017, mas que depois teve o crédito negado inexplicavelmente pela instituição financeira.

Resta saber se com este valor, bem inferior ao primeiro vai dar mesmo pra atender aos anseios da população, levando-se em consideração que o caos está instalado em toda a cidade e situação da infraestrutura só tem piorado, especialmente nos bairros periféricos da capital.

Vamos pra frente, pois só o tempo dirá o que está sendo preparado nos porões do La Ravardiere para o fim dessa novela.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

ENQUANTO EDIVALDO E LULA COMEMORAM GOL DE PLACA NA SAÚDE, UNIDADE MISTA SANGRA NO ABANDONO, ONDE FALTA ATÉ LUZ

Enquanto o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr e seu secretário de Saúde, Lula Fylho (o amigo dos amigos) vibram como um gol de placa de suas gestões na saúde a entrega de 10 ambulância para a população, o blog recebe denúncia mostrando que a realidade do sistema não é digna de comemoração alguma. Pelo contrário, tem Unidade Mista sangrando num verdadeiro calvário do  abandono.

Silvia Regina, que esteve recentemente na Unidade Mista do Bequimão (uma das mais procuradas da cidade), acompanhado um paciente, relatou os horrores que viu e passou lá dentro. Ela diz que lá está um caos, faltando de tudo, principalmente respeito com a população que depende da saúde do Município. E pra piorar tem faltado até energia elétrica, que segundo a denunciante o prédio estava há dois dias com problema na luz, e só foi normalizado nesta terça-feira (17/04).

"Essa Unidade Mista tá um caos. Falta de tudo, principalmente mais humanização e respeito aos doentes. Não tem alimentação correta poque a cozinha não funciona direito, falta alimento pros pacientes. Nas enfermarias é tudo abafado, os pacientes ficam num calor infernal porque não tem ventiladores, a gente é que tem que levar; me disseram que falta até material de expediente, e o pior, tem faltado até energia. Agora ficou dois dias sem luz, disseram que tava com problema nas instalações, e fizeram lá foi uma gambiarra, mas parece que a Cemar já resolveu o problema.", relatou a mulher.

Em contato com a assessoria da Cemar, a Companhia informou ao blog desconhecer algum problema com a energia elétrica na referida Unidade de Saúde do Município, e nem solicitação de atendimento consta nos seus registros nos últimos dias.

Nota da Cemar

Na pesquisa inicial não identificamos nenhum registro no nosso sistema e nem contato feito pela administração dessa unidade de saúde. 
Vamos interagir com a secretaria de saúde para apurar essa situação - se nas instalações elétricas internas/de responsabilidade da  administração da unidade mista ou na rede de distribuição de energia. 

Em todo caso de falta de energia elétrica se faz necessário o registro da ocorrência por meio dos canais de atendimento oficiais da Cemar.


Então é essa a real cara da Saúde do Município de São Luís, imersa em mazelas que seus gestores tentam esconder atrás de 10 ambulâncias?

Aliás, já me perguntara se essas ambulâncias foram compradas e integram o patrimônio do Município ou trata-se de negócios de interesse pessoal, em mais um daqueles "esquemões" das farras dos aluguéis de veículos, em que  "todos" saem ganhando e a população ludibriada com falácias do "estamos avançando"?

Está aí uma boa pergunta.

Se as respostas não forem oportunas para o momento, em que só há espaço às comemorações, quem sabe um dia o atuante Ministério Público possa torná-las em evidência!


quarta-feira, 18 de abril de 2018

SERÁ SE VAI DAR PRAIA? IMBRÓGLIO NA CÂMARA DE SÃO LUÍS PODE ACABAR EM "CHAPÃO" INVERTIDO

Tudo indica que o imbróglio em torno da eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís acabará mais uma vez em um "chapão",  tendo desta feita Osmar Filho (PDT) como presidente e o atual mandatário da Casa, Astro de Ogum (PP) seu vice, um resultado invertido do atual mandato. E pleo visto as conversas estão bem adiantadas.

Em entrevista a imprensa nesta quarta-feira (18/04), Astro admitiu ter recebido convite de Osmar para ser vice na sua chapa, mas ainda não se decidiu, porém não descarta a possibilidade que isto venha acontecer. "Osmar é meu amigo e esta é uma possibilidade", frisou Astro.

Osmar, por sua vez, falando ao programa Câmara em Destaque da Rádio Difusora AM, confirmou que realmente fez o convite, e deixou claro que terá o prazer de ouvir um sim do atual presidente.

"Será um grande prazer tê-lo na nossa chapa, estou agora reforçando o convite publicamente", declarou Osmar, que até o momento é o único candidato declarada à presidência do Legislativo Municipal para o biênio 2019/2020.

Astro, que vem segurando sua decisão se será candidato ou não, talvez ainda resista ao convite do amigo, aguardando, quem sabe uma nova decisão judicial lhe garantindo o direito de concorrer ao pleito, negado pelo atual regimento interno da Casa, que seria o seu terceiro mandato.

Por outro lado, o candidato do PDT e do palácio La Ravardiere já contabiliza número suficiente de vereadores que lhe apoiam, e lhe daria vitória se a eleição ocorresse hoje. Isso tem colocado um balde de água fria no grupo da situação, que ainda estuda uma última cartada.

Hoje, Astro de Ogum é presidente da Câmara e Osmar Filho seu vice, mas um acordo entre ambos fechado na última eleição rezava que agora o Pepista abrisse caminho para o Pedestita, enquanto era sugerido pelo grupo que Ogum se lançasse candidato a deputado Estadual. Como Astro já declarou desinteresse pela Assembleia Legislativa este ano, pelo andar da carruagem a mesa pode virar.

Será se vai dar praia?

É aguardar que um cessar fogo no assunto poderá ocorrer a qualquer momento e a paz voltará a reinar no plenário Simão Estácio da Silveira.


     

terça-feira, 17 de abril de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

ESTACIONAMENTOS PRIVADOS ESTÃO CUMPRINDO A LEI DOS 30 MINUTOS (LEIA)

OSMAR FILHO OFICIALIZA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA (LEIA)

BASILEU MOBILIZA AS AUTORIDADES PARA REFORMAR AS FEIRAS DO BOM
JESUS E DO BAIRRO DE FÁTIMA (LEIA)


domingo, 15 de abril de 2018

URGENTE! MOTORISTA EMBRIAGADO ATROPELA E ARRASTA MOTOCICLISTA ATÉ A MORTE NA AVENIDA DOS FRANCESES

Um motorista, segundo policiais, visivelmente embriagado atropelou e matou um motociclista na noite deste domingo (15/04) na Avenida dos Franceses, em frente a universidade Uniceuma, no bairro Santo Antônio, em São Luís. A vítima foi o investigador de polícia Urbano Silva Barbosa, 59 anos, que morava no Bairro de Fátima.

Segundo informações, o motoqueiro que saia da Avenida dos Africanos, foi colhido violentamente pelo motorista que seguia sentido Vila Palmeira/Rodoviária e conduzia em alta velocidade uma caminhonete Frontier placas NHP 6666, sendo arrastado por mais de 20 metros. O motorista que foi identificado como Raimundo Sousa ainda tentou empreender fuga, mas teve que parar quando um dos pneus do veículo estourou ao se chocar contra a estrutura do canteiro central.
Caminhonete arrastou a moto por cerca de 20 metros 


Urbano ainda foi atendido por várias equipe do SAMU, com paramédicos que fizeram procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu e morreu no local.



Com a chegada imediata da Policia, o motorista, que segundo policiais que atendiam a ocorrência disseram estar com visíveis sintomas de embriaguês e se negou a fazer o teste do bafômetro, foi preso em flagrante e conduzido ao plantão policial para os procedimentos legais.

O trânsito ficou lento no local. Muitos curiosos acompanhavam apreensivos os trabalhos dos profissionais do SAMU na tentativa de manter o motoqueiro vivo, o que não foi possível.

O corpo do investigador, que segundo informações de familiares, estava indo visitar o irmão doente no hospital Clementino Moura, o Socorrão II na região da Cidade Operária foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) por volta das 20h30 e depois liberado aos familiares para sepultamento.





sexta-feira, 13 de abril de 2018

VIROU NOVELA NA CÂMARA O EMPRÉSTIMO DE 100 MILHÕES DO PREFEITO EDIVALDO

Já virou uma novela na Câmara Municipal de São Luís, o tal empréstimo de R$ 100 milhões que o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), pretende adquirir junto ao Banco do Brasil, dizem que, para tirar a cidade da buraqueira, que está lá para ser votado pelos vereadores.

No primeiro capítulo, o projeto do Executivo chega no Legislativo e segue para a pauta de terça-feira (10/04).
Segundo capítulo, um dia antes da votação, segunda-feira, os vereadores começam a questioná-lo em plenário.

Terceiro capítulo, no Dia D, terça (11/04) a pauta é ofuscada pela presença de belas garotas candidatas ao Miss Maranhão 2018, que vão à Câmara, a pedido do presidente Astro de Ogum (PP), tentar, como muita delicadeza, uma ajudinha dos edis para a realização do evento.

E o prefeito até manda seus emissários: o secretário de governo, Pablo Rebouças e o ex-articulador político Jota Pinto, para dar aquele apoio moral aos parlamentares na votação, mas eles acabam mesmo é se rendendo aos encantos das donzelas. Depois do frisson em plenário, não há clima pra falar em dinheiro, a não ser que seja pra dar algum agrado àquelas meninas encantadoras.

Como não acreditam no prefeito, os vereadores (da própria base governista) passam o restante da sessão cobrando uma planilha do Executivo, com explicações de onde e como aquela dinheirama será derramada. A sessão acaba, nada é resolvido, e os emissários do Edivaldo, que permanecem calados, não oferecem nenhuma contraproposta, voltam sem boas notícias ao chefe. O bom, é que foi aberto o diálogo dos parlamentares com o palácio.
 
No quarto capítulo, a pauta que passou para o dia seguinte, novamente cai no poço, porque na quarta-feira (11/04), apenas 12 vereadores estão em plenário, não havendo quorum para a realização dos trabalhos. E os R$ 100 milhões que Edivaldo quer tanto colocar as mãos, mais uma vez lhe escapole pelos dedos.

Em entrevista ao programa da Câmara, na Rádio Difusora AM, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), da base do prefeito Edivaldo, disse que o esvaziamento foi orquestrado maldosamente por parlamentares contrários ao empréstimo, que deve ser para investimento (pelo menos é o que dizem) na infraestrutura da Cidade.

"Eu não entendi porque alguns vereadores se retiraram pra não votar o empréstimo tão importante para a cidade de São Luis. São R$ 100 milhões de reais pra recuperação de vias, que nossa cidade ta sofrendo com as chuvas... E ai eu vejo um esvaziamento orquestrado no plenário da Câmara Municipal de São Luis ... Ou é falta de conhecimento ou é maldade com a população", criticou o parlamentar, que só esqueceu de frisar que os faltosos em questão estavam com o prefeito, numa entrega de ambulância; já os que na tese do vereador são inimigos da cidade, estavam lá entre os 12  presentes no plenário Simão Estácio da Silveira.

Pelos cálculos do titular do blog, poucos vereadores votarão contra o intento do prefeito, e tudo deve ocorrer como ano passado, quando no apagar das luzes, o plenário aprovou aqueles R$ 242 milhões, que que a prefeitura tomaria junto a Caixa, mas que inexplicavelmente não foi liberado pela instituição financeira. Desta vez podemos até apostar nos votos contrários de Estevão Aragão (PSB), Marcial Lima (PRTB) e Marquinhos (DEM). Além de fazerem uma oposição mais dura à administração, eles temem que, em ano de eleição haja desvio de finalidade no tal recurso requerido pela gestão municipal.
Marcial, Estevão e Marquinhos duvidam da aplicação
dos R$ 100 milhões na sua finalidade

E o desfecho da novela do empréstimo de R$ 100 milhões ficou para a próxima segunda-feira (16/06), quando finalmente poderá ser colocado em votação. Ou não. Enquanto isso, os "indecisos" (da própria base do prefeito) avaliam se esse dinheiro alcançará suas reivindicações junto ao Executivo.

Até lá, as negociações entre Câmara e Prefeitura continuam a todo vapor.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

MAIS UM CASO DE FEMINICÍDIO NO MARANHÃO: HOMEM MATA E DECEPA MÃOS DA ESPOSA EM SANTO AMARO

Mais um caso de feminicídio registrado no Estado do Maranhão. Um crime bárbaro foi registrado no Município de Santo Amaro, no Povoado Travosa, na noite do último domingo (08/03), onde um homem matou e decepou as mãos da própria esposa.

Segundo informações da Policia, o autor da barbárie foi identificado como José Ribamar Sales dos Santos, que depois de uma discussão teria desferido várias facadas na mulher Iracildes de Santos Silva, decepando-lhe as mãos. A mulher não resistiu e morreu no local. Em seguida o homem tentou se suicidar usando a mesma faca do crime.
Imagem forte da mulher/Fotos divulgada em whatsap

José de Ribamar foi socorrido e encaminhado para o hospital de Primeira Cruz. A vítima também foi levada para a mesma casa de saúde, porém já sem vida.

Conforme populares, o casal já vinha se desentendendo há alguns dias, por conta de ciúmes do marido, o que teria levado ao triste desfecho.

O caso deixou perplexa toda a população de Santo Amaro e de Municípios adjacentes. 

Feminicídios no Maranhão

No dia 08 de março, quando se comemorava o dia Internacional da Mulher, dados oficiais davam conta de 11 registro de feminicídios no Maranhão, só neste ano. Em 2017 foram registrados 50 casos de homem que matam mulher em todo o Estado.

O último caso em São Luís ocorreu em 04 de Abril, no bairro do Coroado, tendo como vítima  Celiane Pereira Alves, 30 anos. Segundo as investigações da policia ela foi morta a facadas pelo ex-companheiro, identificado como Francisco das Chagas Araújo do Nascimento, que estava foragido, mas já foi capturado em Timon.

PARTIDO DE ALUGUEL??? COM AS ADESÕES DE PESO NA CÂMARA DE SÃO LUÍS, PRTB REFORÇA TIME PRA ENTRAR EM CAMPO NAS ELEIÇÕES

Com as novas adesões na Câmara Municipal de São Luís, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) no Maranhão reforça seu time, visando as eleições deste ano. Pelas informações do presidente da sigla, está faltando apenas alguns ajuste para a entrada em campo, completo. 

Recentemente, se filiaram ao PRTB os vereadores: Dr. Gutemberg, que saiu do PSDB de Roberto Rocha; Ricardo Diniz, que abandou o barco do PCdoB, do governador Flávio Dino; e Marcial Lima, que pulou fora do PEN/Patriota do Jota Pinto, aliado do prefeito Edivaldo. 
No legislativo Municipal, os novos integrantes se juntam a Genival Alves e Silvino Abreu, que agora formam a maior bancada na Câmara Municipal de São Luís.

O fato histórico do partido (considerado pequeno) é comemorado pelo seu presidente Regional, Márcio Coutinho, que esteve em visita de cortesia aos aliados na Casa Legislativa. Ao blog, Coutinho contou que sua agremiação está pronta pra entrar em campo.

“Nós temos hoje um quadro muito bom, nós vamos sair sozinhos para estadual. O PRTB é um partido dito como pequeno, sem parlamentar na Câmara alta, sem deputado estadual na Assembleia, sem fundo partidário, sem fundo eleitoral e conseguimos hoje, não só termos a maior bancada na Câmara Municipal de São Luís, mas principalmente, um quadro homogêneo, e um belo quadro de candidatos a deputado estadual”, destaca Márcio Coutinho.

Sobre o jogo eleitoral, por enquanto Coutinho é nome único a Deputado Federal. Ele pretende lançar todos os cinco vereadores que tem no seu elenco para a Assembleia Legislativa. O partido, que na majoritária, para Presidente terá mais uma vez como candidato o polêmico Levi Fidélix, no Maranhão ainda está em conversas para definição de seu candidato ao Governo, o que o presidente da sigla evita falar em indecisão do partido.

“Não diria que estamos indecisos, ainda estamos conversando. Não tem nenhum sentido agora a poucos meses das convenções, se definir o nosso grupo majoritário. Vamos buscar a melhor Coligação para Federal”, pondera Marcio Coutinho, que é bem afinado com o grupo Sarney, especialmente o Lobão pai e Lobão Filho.
Imagem da internet/ Com o Lobão Pai

Aliás, recentemente em uma calorosa discussão na Câmara Municipal entre o perretebista Genival Alves e o comunista Marcelo Poeta, que terminou em lavação de roupas sujas no plenário Simão Estácio da Silveira, Genival chamou o PCdoB de partido do Satanás. Como revide, Poeta disse que o PRTB era partido de aluguel. 

Partido de aluguel???

terça-feira, 10 de abril de 2018

MORRE A "XUXA" DO RÁDIO MARANHENSE. ADEUS A DOIS NOMES QUE FIZERAM HISTÓRIA NO RÁDIO DO MARANHÃO

A comunicação do Maranhão teve duas perdas recente. O blog registra e lamenta as mortes do radialista e jornalista Edmilson Filho e de Dona Carochinha, a "Xuxa" do rádio Maranhenses.


Edmilson França Coelho Filho, dono de uma das vozes mais brilhantes que a radiofonia maranhense já teve, morreu nesta segunda-feira (09/04). Ele passou mal em casa, ao sentir uma dor no peito, sendo levado a um hospital particular da capital, mas teve uma parada cardíaca, indo a óbito.

Aos 62 anos, o comunicador que teve presença marcante na era de ouro do rádio, com passagem pelas principais emissoras de São Luís, entre elas: Ribamar, Educadora, Timbira, Difusora e Mirante.

Com sua potente voz padrão, Edmilson Filho trabalhava na Rede Brasil (antiga TVE), onde começou apresentando teleaulas, e atualmente comandava o jornalístico Repórter Maranhão.



A outra perda foi de Nicomar Costa, a lendária Dona Carochinha, que faleceu na noite de sexta-feira, dia 06 de abril. A "Xuxa" do rádio maranhense, como era chamada pelos mais novos, embalou a infância de muitas crianças, hoje adultas com suas historinhas.

Nicomar, que era professora, entrou na rádio Educadora no ano de sua fundação em 1966, para fazer parte de um programa infantil, que integrava a programação inicial da emissora da Arquidiocese de São Luís. Em 2004, ela relatou ao comunicador Robson Jr, no programa Minha Vida, Minha História da 560, que lá ela recebeu o codinome de "Dona Sabichona", onde respondia as cartinhas que as crianças escreviam, com perguntas sempre bem curiosas. Com a saída da titular, que era uma irmã de origem estrangeira, ela assumiu a atração, se consagrando na "Dona Carochinha".

O personagem criado por ela própria, contava histórias muito interessantes, que aguçavam o imaginário dos ouvinte, especialmente, claro, o das crianças.

A atração que ficou no ar na rádio do clero até os anos 70, era líder de audiência.

Em 2004, Dona Carochinha foi uma das homenageadas do I Congresso de Radialistas e Jornalistas do Maranhão.


Dois nomes importantes do rádio que dão adeus aos que ficam, mas deixam seus nomes cravados na história da Comunicação do Maranhão e do Brasil.

domingo, 8 de abril de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

VEREADOR HONORATO DENUNCIA GOLPE CONTRA LULA E CONTRA DEMOCRACIA LEIA

CÂMARA DÁ CIDADANIA A DELEGADOS NASCIDOS EM TAIWAN E BELÉM, MAS ADORAM SÃO LUÍS LEIA

MÁRCIO JERRY É  HOMENAGEADO COM CAFÉ DA  MANHÃ PELOS VEREADORES DE SÃO LUIS LEIA

PROGRAMA CÂMARA EM DESTAQUE DA RÁDIO DIFUSORA AM LEVA TRABALHO DE VEREADORES DE SÃO LUÍS PARA TODO MARANHÃO, AFIRMA ASTRO DE OGUM LEIA

VEREADOR BASILEU TOMA POSSE NA CÂMARA DE SÃO LUÍS LEIA

sábado, 7 de abril de 2018

VIVENDO E VENDO! ESSA DO HOMEM QUE DESTRUIU O CARRO PRA NÃO ENTREGÁ-LO NA BLITZ FOI DAS MAIS SINISTRAS OU MINIMAMENTE BIZARRA

Eu já vi de tudo um pouco nessa vida, agora essa do cara que destruiu o carro só pra não entregá-lo em uma blitz de trânsito, foi das mais sinistras, ou minimamente bizarra. Aconteceu nesta sexta-feira (06/03) na estrada do Turiuba, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

Completamente transtornado após ser pego em uma Blitz de trânsito realizada pela Guarda Municipal, em conjunto com o BPRV (o terror das ilegalidades nas vias da Ilha) e ter o veículo apreendido, supostamente por estar com a documentação atrasada, antes de vê-lo ir embora no reboque da Vip Leiões, o homem partiu com gosto de gás, pulou no teto, amassou tudo, quebrou todos os vidros, arrebentou as portas, destruindo completamente o carro de sua propriedade, um corsa Sedan, cor prata, placas NHN 1245.



As imagens estão no youtube VEJA. A cena foi presenciada, pelos guardas e militares da ação, e por curiosos que pararam no local, sem entender direito a atitude do homem.

A notícia ruim para o moço revoltado, além do baita prejuízo que teve, é que mesmo assim, os restos do seu veículo ainda vão gerar dinheiro ao Estado (o que ele não queria), pois serão leiloados para sucata.

Antes tivesse colocado fogo. Ai sim, a história seria outra.

Vivendo e vendo coisas de natureza diferente, ou porque não dizer, bizarra.


ATÉ QUANDO CANINDÉ? SEMÁFOROS APAGADOS HÁ QUASE UM MÊS EM FRENTE ESCOLA NA AFRICANOS COLOCAM EM RISCO A VIDA DE PEDESTRES

Puro descaso. Enquanto a SMTT do Canindé Barros zela (e muito bem) pelos equipamentos de trânsito que multam os motoristas nas vias de São Luís, fazendo investimentos milionários com os recursos públicos, parece pouco se lixar para os outros que garantem, de fato a integridade de pedestres e condutores. Prova disso é este semáforo na avenida dos Africanos, há tempos apagado e longe da preocupação do gestor.

Ele fica em frente a escola da Fundação Bradesco, no bairro Coroadinho, mas mesmo assim, há quase um mês está sem funcionar, colocando em risco a vida de pedestres, especialmente de crianças, que precisam fazer a travessia diária, em uma das mais movimentadas vias da cidade, inclusive já com ocorrência de acidentes neste período. Se não já bastasse a falta da faixa de pedestres, agora sem semáforos, a insegurança toma conta das pessoas que a utilizam no dia a dia.

"Já faz um bom tempo que esse semáforo ta assim. Todo dia eu venho deixar e buscar meu filho aqui na escola, e a gente encontra muita dificuldade pra passar porque o trânsito aqui é intenso, principalmente pela manhã quando eu venho. Os carros não param e a gente tem que se virar, passando entre eles em movimento, e correndo sério risco de ser atropelado. Pior pras crianças aqui que tem que atravessar sozinhas, é um perigo muito grande. Um dia desse uma senhora tava aqui já desesperada porque não conseguia passar e eu que tive que atravessá-la. É muita irresponsabilidade do poder público", relata a dona de casa que se identificou como Jéssica, e que tem filho estudando na referida instituição.

Mesmo com o cuidado redobrado dos pedestres durante as travessias, às vezes isso não é tudo. Transeuntes também tem que contar com a sorte.

"Faz uns dias que eu vi uma mulher sendo atropelada aqui, a sorte dela foi que o motorista ainda conseguiu frear. Eu até fechei os olhos quando vi a cena, mas graças a Deus que só machucou uma perna dela, mas já teve casos piores aqui pela fala desse sinal", nos contou o mototaxista Andrade.

Não é a primeira vez em curto prazo, nem será a última que este importante equipamento para a travessia massiva diária fica apagado por tanto tempo. E toda vez tem resultado em acidentes com gravidade a pedestres e danos materiais a condutores, diante da inércia da SMTT. Desta vez, os semáforos da Africanos, nos dois sentidos, já estão há mais de 15 dias apagados, e com acidentes registrados neste espaço de tempo. E a faixa de segurança? O cal já se dissolveu há séculos.

Até quando Canindé, esse desrespeito a cidadania se estenderá? Será se ainda aguardam que o pior aconteça?

E se perguntar não ofende: Porque a prefeitura de São Luís, através da SMTT tem mais cuidado com os equipamentos que arrecadam (e não se sabe o fim desse dinheiro), e usa de descaso com aqueles  que apenas podem salvar uma vida?


(Imediatamente após a repercussão deste post (no sábado 07/03), os referidos semáforos foram religados. A faixa de pedestres, porém... ainda poderá render uma nova pauta para o blog.)

sexta-feira, 6 de abril de 2018

O SONHO DE ALICE VIROU PESADELO: VEREADOR MARQUINHOS FICOU UMA "ARARA" COM O DEM E JUSCELINO FILHO

.
O vereador Marquinhos (DEM), que há tempos vinha alimentando o sonho de sair candidato a Senador nesta eleição, ficou uma "arara" quando soube que na hora H, seu partido, traiçoeiramente vetou sua candidatura. Era a oportunidade de Marquinhos subir degraus a passos largos na política, da Câmara Municipal de São Luís para o senado Federal, o mais cobiçado mandato, de oito anos, mas o sonho de Alice virou pesadelo.

O parlamentar usou a tribuna na última terça-feira (03/04) para desabafar e criticou veementemente a decisão do Democratas, que segundo alega, vetou sua participação no pleito por puro preconceito, por sua origem ser da periferia, uma vez que o partido priorizaria a este mandato quem nasce em "berço ouro".

“Eu deixei bem claro o interesse, um sonho nosso de sermos candidato a Senador, mas o partido já deixou claro que não tem interesse ainda de dá a legenda para que eu possa disputar a eleição agora em 2018. Não sei por qual razão. Talvez seja pelo fato de eu ser um homem humilde e simples, que venho de uma realidade simples, de uma comunidade humilde e oriundo de periferia dessa grande Ilha, e de família simples, trabalhadora. E nesse processo, pessoas simples, de origem humilde não tem a oportunidade de sonhar (...), infelizmente só tem direito de sair candidato para eleição majoritária aquelas pessoas que nasceram em berço de ouro, aquelas pessoas afortunadas”, discursou o vereador indignado.

Se dizendo vítima de uma armação dentro do DEM, articulada pelo seu presidente, o deputado federal Juscelino Filho, o Vereador da área Divinéia e Vila Luizão, periferia de São Luís, se negou a aceitar candidatura a deputado Estadual ou a Federal, liberados a ele como prêmio de consolação pela sigla. O parlamentar também já enviou carta ao Democratas, dando o ultimato até esta sexta-feira (06/04) para dar-lhe a carta de alforria.

"Eu quero aqui publicamente fazer um apelo ao Juscelino Filho, presidente do partido, deputado federal, que eu votei e fiz campanha para ele, que respeitasse a minha história de vida, respeitasse a minha realidade e tivesse consideração por mim e me libere do partido para que eu possa procurar um caminho para trilhar, um novo caminho", disse o vereador.

Com um pé fora do DEM, o revoltado Marquinhos já corre atrás de guarida em outra agremiação que possa reascender-lhe o sonho de ser Senador para o pomposo mandando, que se estenderá de 2019 a 2027.

Vai fundo, Marquinhos! Vale apena sonhar!!!

terça-feira, 3 de abril de 2018

TOMADO DE ASSALTO, CARRO DE REPORTAGEM DA RÁDIO EDUCADORA É LOCALIZADO E RECUPERADO

Foi localizado e recuperado nesta terça-feira (03/04) o carro de reportagem da rádio Educadora de São Luís, tomado de assalto entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar, por três elementos armados que renderam o motorista e mais uma funcionária da emissora.

O veículo amanheceu abandonado na rua da Paz, no Bairro São Cristóvão, em São Luís, e provavelmente tenha sido usado em ações criminosas na noite de segunda-feira, quando ficou em poder dos bandidos.

Um ouvinte da emissora que o viu nas proximidades de sua residência, sabendo do ocorrido, ligou para a rádio informando o achado.

Segundo o motorista, o assalto ocorreu na MA 203, entre os municípios de Paço do Lumiar e Ribamar, região Metropolitana de São Luís, quando passavam sobre um quebra-molas que fica nas proximidades da comunidade Cururuca, perto do posto Maracajá.

Das vítimas levaram todos os pertences, entre celulares, documentos e até um notebook. Do carro os bandidos subtraíram o som e outros acessórios.

O caso foi registrado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

DÁ PRA DAR UM PALPITE? ASTRO DIZ QUE NÃO SAIRÁ CANDIDATO A DEPUTADO, NÃO CONFIRMA CANDIDATURA A REELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA, MAS FAZ O "V" DA VITÓRIA EM POSE COM POSSÍVEIS ALIADOS


Esta pose muito sugestiva do vereador Astro de Ogum (PR), presidente da Câmara Municipal de São Luís ao lado de oito possíveis aliados pode dizer muita coisa do que está sendo costurado nos bastidores do palácio Pedro Neiva de Santana, em se tratando da complexa eleição para a mesa diretora do legislativo Municipal. Ela foi feita nesta segunda-feira (02/04) após um descontraído bate-papo do atual mandatário com os parlamentares à vista da imprensa, no plenário Simão Estácio da Silveira, e pode significar que planos estão bem traçados longe dos holofotes.

Em conversa com o titular deste blog, Astro de Ogum adiantou que não sairá candidato a deputado estadual, como era ventilado, de um suposto acordo antigo com o executivo, o que deixaria Osmar Filho (PDT), queridinho do palácio, livre, leve e solto para comandar o Legislativo da capital maranhense no próximo biênio, com a tutela do prefeito Edivaldo Holanda Jr. Sobre candidatura à reeleição, o parlamentar é mais cauteloso, e se limita a dizer que por enquanto, só o Osmar é candidato.

“Olha, candidato a deputado estadual tá descartado. Candidato à reeleição da presidência também, praticamente... (desconversa) até o momento o candidato que eu sei é o Osmar Filho”, declara Ogum.

De fato, o pedetista Osmar Filho tem assumido sua candidatura, decisão que tem incomodado bastante o atual presidente. Astro tem repudiado interferências (que segundo analistas, viriam dos Palácios La Ravardiere e Leões), exigindo eleição livre de forças exteriores.

“Vocês sabem que pra sentar nessa cadeira aqui, as minhas duas eleições foram eleições livres... não houve confinamento, não houve confisco de celular, não houve outro tipo de coisa. Foram duas eleições livres. Eu espero que essa também seja. Que as pessoas cuidem dos seus poderes e largue o poder (legislativo) municipal em paz”, critica.

Então o senhor não é candidato à releição da mesa diretora? Insistir. “Até o momento não sou”, respondeu.

A data da eleição também é incógnita. Informações davam conta que ela aconteceria ainda no mês de abril, atendendo interesses do próprio Osmar Filho, que atualmente é o vice-presidente do legislativo, mas contrariando o titular.

“A eleição está caminhando, mas eu não sei precisar a data. Agora, eu não vejo como fazer essa eleição no dia 15 de abril. Existe uma emenda à lei orgânica, mas que implica muita coisa. Vamos ver como fica, né? Tem um grupo aqui que trabalha por um lado. O Osmar Filho tem o trabalho dele do outro aí, né?”, comenta.

Sobre supostas desavenças que haveriam entre presidente e vice pelo controle da Casa, Astro fez questão de afirmar o contrário, que segundo ele, há muito é respeito de sua parte pelo colega e postulante a cadeira principal da Câmara.

“É bom entender que aqui não existe brigas, não existe divisórias. Osmar Filho é uma pessoa que eu tenho muita consideração e respeito. É meu amigo, certo?  Como eu tenho outros vereadores aqui que moram no meu coração sem pagar aluguel”, afirma.

Quando se decidirá definitivamente, Astro prefere não revelar no momento, o que deve ocorrer em até 5 dias, pois dependerá da movimentação de Osmar, mas revela que precisará colocar o pingo no "i" nesse assunto. Também faz questão de declarar que não pressionará ninguém, possivelmente se referindo ao voto dos pares para sua possível reeleição.

“A minha consciência está tranquila demais, não sou pessoa de ficar pressionado ninguém, em hipótese alguma. Então vamos deixar daqui a alguns dias, e logo, logo vocês vão saber o que realmente vai acontecer.  Eu ainda estou um pouco calado, vendo a movimentação do Osmar como fica, para poder botar o pingo no i, que ainda não está colocado. Nos próximos 5 dias vocês saberão o que que vai acontecer. A gente no momento está vivendo certas coisas que a gente não pode falar”, declara.

Enquanto não sai essa decisão, vamos pensar no que Astro quis dizer na foto acima, que faz com os dedos o conhecido “V” da vitória às lentes presentes na manhã de segunda-feira na Câmara Municipal, que pode ser traduzido no que está pronto para o futuro bem próximo, por enquanto ainda incerto.

Na foto em questão Astro de Ogum está ladeado, da esquerda para a direita por: Marcelo Poeta (PCdoB), do partido do governador; Honorato Fernandes (PT); Pereirinha (PSL), o ex-presidente que já teve mais mandato na mesa e ainda tem muita força; Josué Pinheiro (PSDB), eterno secretário; Chico Carvalho (PSL), ex-presidente da mesa, supostamente interessado em retornar ao cargo; Dr. Gutemberg (com um pé fora do PSDB), voto importante; Paulo Victor (PROS), encarregado do Palácio na Câmara e Pavão Filho (PDT), líder do prefeito Edivaldo na Câmara e também orientador de Osmar Filho.  

E então!?! Diante desse cenário dá pra dar um palpite?

  

segunda-feira, 2 de abril de 2018

URGENTE! BANDIDOS TOMAM DE ASSALTO CARRO DE REPORTAGEM DA RÁDIO EDUCADORA

Elementos tomaram de assalto o carro da rádio Educadora AM (este da imagem), no início da noite desta segunda-feira (02/04), na MA 203, região metropolitana de São Luís.

ÚLTIMA: TOMADO DE ASSALTO, CARRO DE REPORTAGEM DA RÁDIO EDUCADORA É LOCALIZADO E RECUPERADO

A ação criminosa ocorreu nas proximidades da comunidade Cururuca, perto do posto Maracajá, município de São José de Ribamar.

Os bandidos renderam o motorista e outra funcionária da emissora e levaram o veículo. Os funcionários não foram molestados, mas tiveram seus pertences levados.

O carro de reportagem, modelo Fiat Uno Way, cor prata, quatro portas, placas NXD 4563, plotado com a logo da emissora deve estar sendo utilizado em assaltos na região.

Quem vê-lo circulando, chame a polícia pelo 190, que o mesmo está em poder de bandidos.