terça-feira, 30 de maio de 2017

AVENIDA DA CIDADE OLÍMPICA É CORTADA POR ENORME VALA, DEIXANDO MORADORES ISOLADOS E AMEAÇADOS POR DESABAMENTOS E DOENÇAS

Esta é a Avenida 01 da Cidade Olímpica e essa é a situação que ela amanheceu terça-feira (30/05) neste ponto à altura do local conhecido como "Baixa", por onde passava um córrego vindo de um rio. Por aqui também passam os ônibus que atendem essa extensa região do bairro.

De acordo com uma moradora que nos enviou a imagem em nome de todos que sofrem por lá, esta enorme cratera é fruto do acúmulo de lixo jogado por moradores no córrego, somado a ausência da prefeitura no bairro com ações preventivas. Sem nenhum tipo de manutenção da infraestrutura, as fortes chuvas provocaram o rompimento do asfalto.

Com uma vala cortando a via de um lado a outro, os moradores dessa área estão praticamente isolados, sem transporte coletivo, com dificuldade na passagem a pé e no tráfego de veículos, sem contar que o acúmulo de água está propício a criação do mosquito aedes aegypti, que poderá levar à comunidade um surto das temidas doenças: dengue, zika vírus, febre amarela e a chikungunya. Pra piorar, casas nas proximidades estão ameaçadas de desabamento, caso não haja uma atenção urgente do poder público.

S.O.S Cidade Olímpica! Prefeitura urgente!

DIA “D” NA CÂMARA DE SÃO LUÍS: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA PODERÁ SER TERMÔMETRO PARA O SECRETÁRIO MOACY FEITOSA NA SEMED

Esta quarta-feira (31/05) poderá ser o dia “D” na Câmara de São Luís para o secretário de Educação Municipal, Moacy Feitosa. Ele deve comparecer a audiência pública solicitada pelo vereador Marquinhos para explicar (se é que tem algo a dizer) o que está de fato ocorrendo com a educação de São Luís que vive um colapso total, numa das piores situações que já se pode acompanhar nos últimos tempos. Se para a população, em especial aos educadores, a audiência será uma oportunidade de esclarecimentos que crie perspectivas para tirar a educação do atoleiro, na prática será uma prestação de contas aos vereadores, que funcionará como uma espécie de termômetro ao secretário e, portanto, decisiva para sua permanência ou não na pasta, dependendo de como se comporte durante o evento.

Esta audiência era pra ter acontecido no dia 09 de maio, mas foi adiada a pedido do próprio professor Feitosa, que alegava motivos pessoais, pois precisaria urgentemente acompanhar um familiar que teve que ir às pressas à São Paulo fazer um tratamento de saúde. À época este blog especulou que o secretário estaria se escondendo, até como uma estratégia da prefeitura, pois se contasse a verdade sobre a educação, era um tiro contra o prefeito Edivaldo Holanda Jr (principal responsável por esse desmantelo na educação, pois não tem dado o devido respeito a milhares de crianças, que são impiedosamente judiadas por este governo), o que também custaria sua cabeça dele na pasta, e ele respondeu o seguinte ao blog:

“Sr Adilson, não estou me escondendo. Nunca o fiz em toda a minha vida. Tenho endereço residencial conhecido. A Semed se localiza na Av Castelo Branco, São Francisco, contígua à zona central de São Luís, local aonde recebo a todos que exigem serviços dessa Secretaria. Estou inteiramente à disposição da Câmara ou de qualquer outra instituição que demandar esclarecimentos das atividades da Semed na minha gestão. Não ter acontecido a audiência agora não quer dizer que a mesma foi inviabilizada pelo governo. Este adiamento não aconteceria se não houvesse entendimento entre o executivo e o Legislativo, inclusive com o Vereador propositor da Audiência. Tenho tudo transparente e pronto para esclarecimentos à Câmara e, principalmente, à população de São Luís. Estou assumindo desgastes porque tenho, juntamente com a qualificada equipe de profissionais da Semed, a convicção e a coragem, em nome da educação da nossa gente, de enfrentar os desafios postos e já, a partir do ano que vem, apresentar resultados bem melhores do que temos alcançado até aqui.”

Bom, aqui está evidente que o secretário promete apresentar resultados somente ano que vem, um claro aviso que este ano já era aos alunos da rede pública, repito, não por falta de competência sua, como técnico que marcou positivamente a Educação do muncípio, principalmente nos governos Jackson e Tadeu, mas como dizem aos quatro cantos dessa cidade, pelas condições que não lhe são favoráveis na atual administração.

Aliás, este blog chegou a publicar que o Moacy estaria na corda bamba, e poderia cair a qualquer momento. Que a pasta seria dada ao vereador Pavão Filho, de acordo com fontes fidedignas.

Pois bem, o vereador Pavão procurou o titular deste espaço e garantiu que a informação não procede (e claro se ocorresse daria um moral bruto a este insignificante blog que daria um furo de reportagem). Pavão (que também é professor e um político que se mostra preocupado com a educação pública), líder do prefeito Edivaldo na Câmara me afirmou que não tem interesse na pasta, reconhecendo que seria inviável reverter o atual cenário da educação do município de um dia pra outro, e que seu objetivo na política, neste momento é voltar a Assembleia Legislativa. E que aquele “pede pra sair” a altura de capitão Nascimento (do filme Tropa de Elite), não seria uma indireta (ou direta) a Moacy, mas a todos os secretários, que segundo o parlamentar estariam atrapalhando o prefeito de realizar uma boa administração na cidade, que por sinal continua capenga em todas as áreas.

Quanto a Moacy, a assombração da queda continua a lhe perseguir. De acordo com nossas fontes, a situação dele é cada vez mais delicada na pasta, com muita pressão, e as cabeças pensantes do palácio La Ravardiere procuram uma forma de tirá-lo o mais breve possível de cena, mas sem fazer alarde. Estariam, inclusive tentando plantar uma enfermidade (de mentirinha, é claro) no secretário a ter que lhe dar condições para realizar seu sonho que é colocar a educação nos trilhos. Assim, Moacy se afastaria alegando motivos de saúde.

Meu Deus, será mesmo preciso tamanho sacrifício para justificar tamanha incompetência do Seu Edivaldo? É a pergunta que não quer calar. E não se assustem se por último, no cantar do galo, não estejam planejando até um fim do tipo Ulisses Guimarães para o secretário. Como se sabe, na política tudo é muito dinâmico e as coisas acontecem como menos se espera.

Mas voltando a audiência pública na Câmara de São Luís agendada para esta quarta-feira (31/05), o Dia D, que discutirá o caos na educação da cidade, tudo poderá acontecer. O secretário poderá ir, ou não. Poderá cair minutos antes, ou não. Poderá falar a verdade, ou não, neste é caso é provável que fale meias verdades em boa parte de sua explanação. Poderá “adoecer”, ou não. Não esquecendo que esta audiência poderá ser um termômetro decisivo para sua permanência, ou não como secretário da SEMED. Desta forma até os vereadores da base governista poderão comparecer ou deixar o secretário se virar sozinho.

A expectativa é que professores, através do seu sindicato lotem galeria e plenário da Câmara, e o tom do evento será pressão, pressão e pressão.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

SUMIÇO DE PROJETO NA CÂMARA: VEREADORA ESCLARECE

A vereadora Fátima Araújo respondeu ao blog, por meio de sua assessoria sobre post recente intitulado: "SOCORRO, POLÍCIA! DEU LADRÃO NA CÂMARA DE SÃO LUÍS. VEREADORA QUER SABER QUEM ROUBOU SEU PROJETO" para explicar que houve equívoco de nossa analise a respeito de suposto sumiço de projeto na Câmara, baseada em relatos do vereador Sá Marques que expôs o caso na tribuna e da própria parlamentar na sessão de terça-feira (23/05), com transmissão ao vivo pela rádio Difusora AM.

O blog disse que a vereadora teria afirmado que um projeto de sua autoria sumiu misteriosamente da casa, e nem teria entrado na ordem do dia, o que a levou a procurar a mesa diretora, tendo a triste notícia de que o mesmo não fora encontrado em lugar nenhum.

Na nota a assessoria afirma que a parlamentar não disse ou deixou a entender que ocorreu roubo nesta situação e esclarece o seguinte:

"A nossa vereadora não disse ou deixou a entender que ocorreu roubo nesta situação. O referido projeto, foi votado em sessão muito anterior a da terça, logo realmente não estaria na Ordem do Dia, e seguiu para as comissões seguintes. Entretanto, quando os assessores da vereadora foram verificar onde estava, para acompanhar esse processo, os responsáveis por esse processo de tramitação de setores acabaram passando o numero do projeto errado. Quando estava-se procurando o projeto nas comissões, ele já estava na sala do Presidente! Então não sumiu e muito menos foi roubado, aconteceu apenas um equívoco, o projeto estava na sala do Presidente, foi isso!", explica a assessoria de Fátima Araújo.

A respeito do outro projeto que ela disse (também em relato na mesma sessão com transmissão ao vivo pela rádio Difusora) ter desaparecido da Câmara em 2014, quando passou um rápido período como suplente, tendo mais tarde tomado conhecimento que o mesmo teria sido usado por um outro vereador (o que se caracterizaria uma espécie de furto de propriedade intelectual), a assessoria respondeu: "Essa, ela prefere não comentar!".

Do blog: 1) Então todo o problema foi gerado por falta de uma comunicação interna eficaz na Câmara de São Luís ou a mesa diretora deu pouca importância a referida proposição da edil a ponto de não informá-la sobre o andamento de seus projetos. 2) De fato a vereadora Fátima Araújo não verbalizou ter havido um roubo neste caso (a análise do blog foi feita com base, principalmente na denúncia externada pelo professor Sá Marques na tribuna), 3) da mesma forma que este blog não estava completamente equivocado quando disse que na Câmara teria ladrão, pois assim, de fato existe, nem que seja nessa condição de ladrão de um bem intelectual.

4) Como diz a expressão popular: Onde há fumaça, há fogo.

URGENTE!!! MURO DESABA EM FRENTE AO LÍTERO E PARA O TRÂNSITO NO ANIL

O temporal que caiu sobre São Luís na tarde desta segunda-feira (29/05) causou transtornos na cidade, entre eles o desabamento do muro de um terreno em frente ao antigo Lítero, no Anil por vota das 14h.

Logo que ocorreu o incidente, um condutor que tentava passar pelo bairro e ficou presos no trânsito, informou ao blog que seria o muro do Lítero, mas constatamos em seguida que se tratava de um imóvel em frente, às margens da avenida Casemiro Júnior, onde existe uma espécie de reserva ambiental. O volume de água acumulado no pé do muro forçou a estrutura que desmoronou, indo ao chão, espalhando entulho nas duas vias e até a inundar até um posto de combustível.
O incidente não fez vítimas, mas assustou a todos e deixou muita gente presa num engarrafamento gigantesco que atingiu toda a região do Anil e adjacências, atrasando a chegada de muitos aos seus compromissos.

Quanto ao muro do antigo Lítero, que está abandonado há vários anos e já caiu uma vez, com sua estrutura comprometida devido a falta de manutenção torna-se também uma ameça iminente de desabamento a qualquer hora.

NOVOS HORIZONTES AOS COMUNICADORES DO MARANHÃO. NASCE A ASPCOM

Os comunicadores do Maranhão passam a vislumbrar novos horizontes com uma luz no fim do túnel. Nasce a ASPCOM – Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão, lançada sábado (27/05) em São Luís com a proposta de fortalecer a comunicação no Estado por meio da valorização dos profissionais e união da classe, agregando em um só objetivo profissionais que atuam nas áreas do Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas em todo o Estado.

A iniciativa é do radialista Flávio Chocolate, e nasceu da necessidade de uma entidade forte que represente bem e proporcione benefícios a classe dos comunicadores maranhenses, que ao longo de sua existência, sequer tem um espaço exclusivo para momentos de lazer como conquista.

A existência da ASPCOM, passa a ser portanto, um sonho realizado de seu idealizador, e o início de uma luta por dias melhores à categoria.

A ASPCOM passa a ser uma realidade. A logo, bem como o estatuto da instituição foram apresentados aos profissionais que participaram da primeira reunião da entidade ocorrida no auditório do Jornal O imparcial. Na oportunidade também foi realizada a eleição da diretoria, que chancelou Flávio Chocolate, como presidente da associação.

“Essa integração entre radialistas, jornalistas, RP e publicitários era o que a gente precisava para fomentar dias melhores para a comunicação", frisou o presidente.

A ASPCOM inicia as atividades com quatro bandeiras de trabalho: a catalogação um terreno público ocioso no perímetro urbano da cidade para a construção da sede social; realização de mutirão da saúde em parceria com órgãos públicos; uma audiência pública com empresários, poder públicos e os profissionais para discutir a situação do piso salarial; e a busca por um projeto de lei, tanto no âmbito municipal e estadual, obrigando a realização de concurso público para profissionais de comunicação.

O jornalista e coordenador financeiros da instituição, Tarcísio Brandão, destacou que a classe dos comunicadores necessita de estabilidade financeira e valorização profissional. “Estaremos unidos e vamos cobrar dos legislativos municipal e estadual, para que o projeto de lei que institui o concurso público para as profissões da comunicação seja protocolado e votado com máxima urgência”, destacou o coordenador.

Com o slogan “unir para comunicar mais”, a ASPCOM se torna uma instituição pioneira e que entra para história do Maranhão unindo radialistas, publicitários, jornalistas e relações públicas em um só propósito. O publicitário Rodrigo Veraz Cruz, eleito vice-presidente, destacou que a união vai trazer uma série de benefícios para os profissionais, tanto na valorização profissional, como no lazer e atenção social dos comunicadores e familiares.

VEJA COMO FICOU A DIRETORIA EXECUTIVA DA ASPCOM

Cargos:

Presidente – Flavio Brito (Flávio Chocolate)
Vice- Presidente – Rodrygo Vera Cruz
Secretario Geral – Augusto Jr.
Segundo Secretário – Elisangela Silva
Coordenador Financeiro – Tarcisio Brandão
Segundo Coordenador Financeiro – Verislene Alves
Diretor de Operações – Isaias Rocha
Vice-diretor de Operações – Adilson Carlos
Diretor Cultural e de Comunicação social – Robson Júnior
Vice-diretor Cultural e de Comunicação social – Samir Ewerton
Diretor de Patrimônio – Vidal Neto
Vice-diretor de Patrimônio – Allan Albuquerque
Diretor Geral de Pólos – Adilson Sousa
Vice-diretor de Pólos – Raimundo Filho

Comissões

Educação – Neuton César e Marcos Belfort
Esporte – Edu Santos, Ademar Monteiro, Gutemberg Silva e José Neto
Ação Social e Saúde – Isadora Alves, Dalvana Mandes, Rodrigo, Mauro Garcia, Aniele Granjeiro
Eventos – Jorge Mamede, Ubiratan Cunha, Giovane Marcos

ASPCOM, SEJA BEM VINDA E SORTE A TODOS NÓS COMUNICADORES!!!

sábado, 27 de maio de 2017

PISADA DE BOLA FEIA: VEREADOR PROFESSOR SÁ MARQUES CHAMA CHAGUINHAS DE ANALFABETO E “BURRO” E ATÉ OFERECE BOLSA DE ESTUDO AO COLEGA DE PARLAMENTO

Foi de dá vexame a baita indelicadeza do vereador professor Sá Marques com seu colega de parlamento, Francisco Chaguinhas no plenário da Câmara Municipal de São Luís, na sessão de terça-feira (23/05). É que Sá se irritou ao ser interrompido por Chaguinhas enquanto discursava na tribuna, no pequeno expediente, e perdeu completamente a compostura, soltando os cachorros pra cima do pobre coitado. Com muito veneno na língua, baixou o nível, ignorou a eloquência do colega, jogando todo seu conhecimento na lata de lixo.

Chaguinhas, que tem usado com frequência a tribuna, sendo um crítico contumaz da gestão do prefeito Edivaldo foi literalmente chamado de analfabeto e burro pelo professor, ao lhe dizer coisas do tipo: que faltava leitura a Chaguinhas, que este não entenderia de legislação, e sequer sabia o que falava em plenário. Ainda insatisfeito com tamanha grosseria com o colega, chegou ao cúmulo de lhe oferecer um curso gratuito de direito como solução para suas oratórias no plenário Simão Estácio da Silveira.

Quando percebeu a merda que fez com sua aula de deselegância, Marques tentou se retratar, pedindo desculpas ao Chico Chagas, que ficou acuado diante do tamanho destempero do professor.

O detalhe é que as sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela rádio Difusora AM, e assim, a situação humilhante e vexatória foi acompanhada por milhares de ouvintes na capital e interior do Maranhão.

Aliás, eu também não entendo nada de direito (se o professor me oferecesse a referida bolsa, eu agradeceria), nem do regimento interno da casa, mas acredito que a atitude no mínimo insana de Sá Marques até caberia um disciplinamento por quebra de decoro, ou mesmo um reparo por dano moral na justiça.

Com todo respeito à sapiência do mestre Sá Marques, que muito tem contribuído para os poucos bons debates na atual Câmara, mas esse comportamento foi uma pisada de bola feia do nobre vereador, que só os equinos diriam amém!

quinta-feira, 25 de maio de 2017

TAÍ UMA BOA PROPOSTA: PARENTES DE RODOVIÁRIOS PODEM FICAR ISENTOS DE PAGAR PASSAGEM DE ÔNIBUS. É O QUE GARANTE PROJETO DO VEREADOR UMBELINO JR

Ele até ameaçou levar o titular deste blog pro pau (processar) por uma dura crítica feita aqui sobre um projeto seu (inviável no nosso ponto de vista) em que pedia que os prédios públicos de São Luís passassem a ser dotados de sistema anti-terremoto (época em que a capital e várias cidades maranhenses foram afetadas por abalos sísmicos), mas agora o vereador Umbelino Jr apresentou uma proposição na Câmara Municipal, no mínimo digna de reconhecimento e este blog divulga. Através de um projeto de Lei o parlamentar propõe que familiares de rodoviários tenham direito a gratuidade nas passagens de ônibus.

O Projeto de Lei n 042/2017 dispõe, no âmbito Municipal de São Luís, que cônjuges, filhos, companheiros (as) e dependentes dos motoristas e cobradores do transporte coletivo público sejam isentos de pagar passagens nos coletivos. O parlamentar argumenta que a gratuidade no fornecimento de transporte é uma oportunidade de trazer mais dignidade aos familiares dos profissionais que trabalham de forma árdua no setor considerado de alto risco aos motoristas e cobradores, principalmente pelos assaltos e dificuldades encontradas no cotidiano.

Isso sem falar que esses profissionais reclamam constantemente da má remuneração que mal dá para o sustento da família.

O Projeto de Lei prevê que o benefício será concedido ao grupo familiar do funcionário que não ultrapasse renda mensal de 3 salários mínimos e que seus dependentes deverão ser comprovados pelo mesmo através de certidão emitida pelo INSS contendo as informações do cônjuge, companheiro(o) sobre a situação empregatícia e aos filhos com até 18 anos ou em caso de dependência econômica permanente comprovada por meio de documento solicitado pela empresa.

A proposição de Umbelino que recebeu apoio de seus pares em plenário, agora já tramita na Comissão de Justiça e Mobilidade Urbana da Casa. E se passar, será sem dúvida, um grande benefício social a um público muito carente (os parentes de rodoviários), que surge a partir de uma visão sensata do parlamentar.

Resta saber também como os empresários do setor reagirão com a inserção deste novo público de beneficiários das gratuidades no serviço. Mas taí uma boa proposta por uma causa justa.

terça-feira, 23 de maio de 2017

PATROCÍNIO FRIBOI: TRÊS DEPUTADOS MAIS OUTROS CINCO POLÍTICOS MARANHENSES APARECEM EM DOAÇÕES. ROSE SALES, UMA ENTRE ELES SE DEFENDE EM NOTA AO BLOG

Três deputados federais maranhenses se encostaram na cerca velha da Friboi em 2014 e agora devem muitas explicações aos seus eleitores. Julião Amim (PDT), Weverton Rocha (PDT) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) foram patrocinados pela JBS, de acordo com a lista entregue à Procuradoria-Geral da República (PRG) pelos executivos do grupo frigorífico durante a delação premiada deles.

Segundo a planilha, os deputados Julião Amil e Weverton Rocha receberam R$ 100 mil, cada um, enquanto Rubens Júnior pegou R$ 150 mil. De acordo com Joesley Batista, um dos sócios da empresa, as doações eleitorais eram propinas. Os políticos, porém negam, e afirmam que os repasses foram feitos dentro da legalidade.

Outros cinco nomes de maranhenses que concorreram as eleições à Câmara Federal em 2014 também aprecem como beneficiários da empresa, de acordo com suas prestações de contas (o que seria legal) junto ao Tribunal Superior Eleitoral. São eles: Chiquinho Escócio (PMDB) com R$ 50 mil; Rosângela Curado (PDT) R$ 50 mil; Deoclides Macedo (PDT) R$ 50 mil; Rose Sales (PCdoB) R$ 50 mil e Davi Alves Silva Jr (PR) que abocanhou a super-bolada de R$ 700 mil.

Tantos os deputados citados quanto estes últimos prestaram contas com os mesmos valores à justiça eleitoral, conforme o que está disponível no site do TSE. Rose Sales, enviou nota de esclarecimento a este blog, apresentando os devidos comprovantes. Na nota a ex-vereadora, que logo depois da eleição foi expulsa do partido comunista, se defende das acusações. Ela nega ter tido qualquer contato com a empresa e afirma que o valor que recebeu, foi repassado pelo seu então partido. Vamos a ela.



NOTA DE ESCLARECIMENTO

É com muita serenidade e com o coração cheio de paz, que, em respeito ao povo maranhense, venho esclarecer o seguinte: - Em 8 (oito) anos de exercício eletivo como vereadora de São Luís, vivi e comprovei, que política se faz com seriedade, dignidade, transparência e autonomia política em defesa do interesse do povo;

- Durante todo esse tempo, graças a Deus, por me fazer respeitar, nunca recebi sequer uma proposta dessa natureza e indecente; mantendo a minha honradez, zelando pela memória do meu pai, Hugo Reis, da minha família, de minha equipe, e, em especial, honrando a credibilidade popular;

- Nunca me coloquei para ser financiada em campanha ou fora dela, por empresários. As minhas campanhas foram custeadas quase que totalmente por mim, através de empréstimos bancários, legais, direto em minha conta, e inclusive, ainda tenho, até hoje, inúmeras parcelas a pagar, e dentre os empréstimos que fiz, coloquei o meu único imóvel, onde resido, no Cruzeiro do Anil como garantia; a outra parte de custeio de minhas campanhas foram doações de amigos, pessoas do povo, devidamente declaradas em minhas prestações de contas;

- Todo esse sacrifício foi justamente para manter a minha conduta, ilibada, e acima de tudo, a minha autonomia, para, com coragem, lutar pelas diversas categorias, comunidades, segmentos e movimentos sociais, enfrentando os governantes, os poderosos, e quem quer que sejam;

- Até então, no meu conhecimento, no que se refere à campanha de 2014 para Deputada Federal, à época filiada no PCdoB, tive doação financeira vinda diretamente do partido político, em razão de ser uma candidatura com uma envergadura diferenciada;

- Lembro-me das palavras do então presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo de que todas as doações de campanha seriam legais, sem fugir da corretude histórica do Partido;

- Conforme a minha prestação de contas, aprovada pelo TRE/MA, em anexo, à disposição da sua consulta, recebi doação de Recursos do PCdoB/MA, da conta do Diretório Regional do Maranhão direto para minha conta eleitoral (cheque, anexo);

- Mediante todo esse lamaçal repugnante sobre o qual o país foi assolado por políticos corruptos, traidores da nação, tenho como brasileira, cidadã e agente político, mantido a minha seriedade e defendido Eleições Diretas, Já!

- Surpreendida e indignada, preservando a minha imagem, pedi ontem, 22/5/2017, esclarecimentos por parte da direção estadual do PCdoB, obtendo como resposta:

"Foram doações legais ao partido conforme as regras da época";

- Em conformidade com as declarações do PCdoB, as doações do Diretório Nacional enviadas ao PCdoB do Maranhão foram declaradas junto à justiça eleitoral, sua origem e valor;

- Exijo que respeitem o meu nome, o meu trabalho, a minha história diferenciada na política maranhense/brasileira, e que não façam do nome dos outros um nada, pois, como diz o velho ditado: pimenta no olho dos outros é refresco;

- As JBS's, as ODEBRECHT's ..., as organizações políticas consideradas criminosas desse país, não podem ficar impunes, e jamais seria eu, Rose Sales, partícipe de qualquer ato de corrupção ou de desvio de conduta;

- Prefiro continuar pagando o alto preço da perseguição e do boicote político;

- Continuo morando no mesmo local, com padrão de vida aquém do que eu tinha, mantendo as mesmas amizades, sendo todos os dias abraçada, querida pelo povo que Deus me delegou para cuidar, superando e vencendo as dificuldades Nele, ao invés de cair na vergonha e no descrédito de minha família, do povo e muito menos, desonrar a Deus!

Atenciosamente,

Rose Sales

Sempre lutando pelo povo e pelo trabalhador!



EDIVALDO JOGA A TOALHA! NÃO TEM COMPETÊNCIA DE ADMINISTRAR NO INVERNO. PELO AMOR DE DEUS SÃO PEDRO, PARA DE CHOVER, SENÃO SÃO LUÍS VAI AFUNDAR...

Depois de tanto levar taca no lombo, sem dar o um pio, finalmente o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr resolveu dar as caras em um vídeo para as redes sociais, e bateu forte em quem critica sua péssima administração, num discurso previamente elaborado por seus assessores, que não passa de um discurso evasivo. Nele Edivaldo culpa as divindades pelo caos na cidade e se diz vítima de políticos profissionais que estariam tentando desestabilizar seu governo, disseminando informações mentirosas para confundir a população.

“Todos perceberam que São Luís foi castigada por fortes chuvas. Só em janeiro e fevereiro choveu o dobro do mesmo período do ano passado. Com esses temporais não podemos realizar determinadas obras e serviços”, justificou o prefeito, que garante também que não se escondeu, como tem sido falado, mas tem dividido sua vida simples entre a prefeitura e as comunidades.

O prefeito se diz vítima de uma organização que teria objetivo meramente de lhe atingir para tirar proveito político. “Hora dizem que eu estou ausente da prefeitura, hora que eu estou ausente dos bairros. Para trabalhar pela cidade eu não preciso estar a todo tempo na mídia usando os problemas para fazer proselitismos político”, dispara o prefeito.

Ou seja, no discurso de Edivaldo, avaliado como satisfatório pelos seus aliados, não pela população, mostra, na verdade um prefeito acuado pelos problemas reconhecidamente por ele, e sem alternativas para superá-los neste momento (quem sabe no último ano de seu governo, né?). O período chuvoso, por tanto é seu calcanhar de Aquiles e a chuva uma maldição, na visão do gestor pedetista, que a classifica como castigo.

Por tanto, com as fortes chuvas que “castigam” São Luís é impossível governo holandista resolver problemas crônicos, na infraestrutura da cidade que está sendo engolida pelos buracos esparramados por todos os lados; na educação que estagnou e mantem fora da sala de aula milhares de crianças que estudam na rede municipal de ensino; na saúde que deixa o cidadão a mercê de um atendimento digno e que faz suas vítimas nos corredores dos Socorrões, onde falta tudo e sobram reclamações e muita revolta de pacientes.

Com as chuvas é impossível, por exemplo, reformar as escolas e respeitar o calendário escolar, como é impossível levantar o teto da Darcy Ribeiro, que há quase dois meses desabou sobre as crianças e até hoje os alunos estão sem aula, quando o prefeito garantiu que as crianças não seriam prejudicadas.

Aliás, o prefeito tem razão ao afirmar que tem gente se aproveitando dos problemas, mas por culpa da sua incompetência administrativa, já que dá grande margem para isso. Mas não pode dizer que a cidade está muito bem obrigada e que o povo feliz com sua administração. O Edivaldo pode até estar na prefeitura, agora dizer que está nas comunidades é muita demagogia, pois ele sabe que se o fizer, poderá até ser linchado, tamanha é a revoltada da população com sua inércia como gestor que tem alimentado problemas gigantescos que afetam o cotidiano e a tolerância do cidadão, o que piora a cada período chuvoso.

Quer dizer, sem alternativas para o momento e sem uma resposta plausível aos seus eleitores, além de um discurso evasivo, com a retórica de sempre em que procura algo ou alguém para culpar pelos seus erros que bloqueiam a evolução da cidade, Edivaldo joga a tolha e demonstra claramente que não tem competência de administrar São Luís em todas as estações. E se ainda pretende se candidatar a algum cargo público, na campanha, Júnior precisará explicar aos eleitores o seguinte: “olha gente, no meu governo, vamos trabalhar no verão, outono e primavera, menos no inverno porque é impossível". RÁRÁRÁRÁ Isso é uma brincadeira de muito mau gosto.

Enquanto o prefeito culpa Deus (dono da chuva), que segundo ele está castigando a cidade, a população é castigada com os buracos, crateras e lamaçais que tomam conta das vias públicas; com uma saúde abandonada; com uma educação jogada no lixo, com um trânsito sem semáforos e limitado aos discursos “canindéticos” mentirosos, um verdadeiro show de desrespeito da sua gestão à cidade em todos os setores.

Resta à população rogar em penitência: “Pelo amor de Deus, São Pedro para de chover”, senão São Luís vai afundar no mar da incompetência administrativa do Seu Edivaldo, que se instalou na cidade e parece não ter fim.

domingo, 21 de maio de 2017

MORADORES ABANDONAM CASAS EM PEDRINHAS DEPOIS DA NOITE DE TERROR DURANTE RESGATE DE PRESOS. DOIS MORTOS E MAIS DE 20 ESCAPAM DA PENITENCIÁRIA NA SEGUNDA FUGA DO ANO. ACOMPANHE OS ÚLTIMOS REGISTROS NO MAIOR PRESÍDIO DO MARANHÃO

Mais uma fuga de presos registrada no sistema penitenciário do Maranhão. Na noite deste domingo (21/05) mais de 20 detentos escaparam da Penitenciária de Pedrinhas em São Luís, durante uma ação de resgate de presos, planejada por criminosos que explodiram com dinamite o muro do Centro de Detenção Provisória (CPD), na área da Vila Progresso.

A Secretaria de Administração Pública (SEAP) confirmou que seis fugitivos foram recapturados pela polícia e um detento foi morto na hora. Um segundo preso atingido a bala morreu ao dar entrada no hospital Socorrão 2. Segundo a SEAP, 24 presos foram resgatados.


Elementos, provavelmente ligados a uma facção criminosa teriam sido os autores do ataque violento, em um plano arquitetado para libertar membros do grupo que estavam presos na penitenciária. Eles derrubaram uma parte do muro, entre as guaritas 3 e 4 do presídio, fazendo um rombo por onde os internos escaparam.

Foi momento de pânico vivido por moradores da região, enquanto os explosivos eram detonados e rajadas de metralhadoras ecoavam, sendo ouvidos a longa distância. Casas nas proximidades foram atingidas por estilhaços e projéteis de armas de fogo. Na manhã desta segunda-feira, após a noite de terror moradores contabilizavam os danos da ação criminosa, e segundo informações, algumas famílias já estão abandonando suas residências com medo de novos ataques.

Esta é a segunda fuga em massa registrada na penitenciária de Pedrinhas este ano. Em 24 de fevereiro, doze presidiários beneficiados com o trabalho interno fugiram da Unidade Prisional São Luís 2. Eles trabalhavam em uma fábrica de blocos e saíram por um buraco feito no muro por eles mesmos.

Em 2016 também ocorreram fugas pelo menos em quatro oportunidades, duas delas sem êxito. Em 02 de setembro, dois presos conseguiram escapar durante um serviço na área externa do prédio que era executado sem supervisão de agentes penitenciários ou monitores. Eles aproveitaram para fugir durante um serviço de pintura que faziam na parte externa no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP).

Em 7 de março outros dois detentos fugiram da Casa de Detenção (Cadet), mas foram recapturados horas depois por agentes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP).

No dia 24 de fevereiro, um detento conseguiu pular o muro a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), mas também foi recuperado pelo GEOP.

A primeira ocorrência do ano tinha sido registrada no dia 18 de janeiro, quando quatro apenados escaparam do Presídio São Luís 1 pela tubulação da rede de esgoto da unidade prisional. Os presos haviam sido liberados dos pavilhões para realizarem uma faxina no pátio externo da unidade e aproveitaram para fugir.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

INSEGURANÇA: BANDIDOS INVADEM COLÉGIO GONÇALVES DIAS, PROMOVEM PÂNICO E FAZEM RASPA EM ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

Dois bandidos armados invadiram o Colégio Gonçalves Dias, no Bairro de Fátima, na noite desta quarta-feira (17/05), promovendo pânico e fazendo um raspa geral nos alunos em uma das sala da Escola.

Segundo informação compartilhada nesta manhã em grupos de WatsApp, os elementos entraram no prédio usando uniformes da escola, o que teria facilitado o acesso. Todos os alunos da turma 91, que viveram momentos de terror, diante das ameças, tiveram que entregar seus pertences de valor, como os celulares. A informação me foi confirmada por um pai de aluno do referido Centro Educacional.

Ainda segundo a conversa que circula nos grupos, na semana passada também dois homens invadiram a UEB Tom e Jerry, que fica localizada no bairro Planalto Vinhais I. Para entrar os bandidos teriam informado ao porteiro que iriam entregar um documento ao diretor, e praticaram o assalto.
Esta é a situação de insegurança que toma conta das escolas de São Luís, tanto do município, quanto do Estado, principalmente aquelas que funcionam no período noturno, que ficam completamente abandonas, onde alunos, professores e demais funcionários estão sempre na mira de bandidos de plantão, por falta, tanto dos seguranças privados, quanto da presença da própria polícia.

RETRATO DA EDUCAÇÃO: "ERA PRA ELES CRIAREM VERGONHA NA CARA", DESABAFA MÃE DE ALUNO SOBRE INCERTEZAS NA ESCOLA QUE O TETO DESABOU SOBRE CRIANÇAS HÁ QUASE DOIS MESES E CONTINUA FECHADA

A educação Pública de São Luís está na UTI, aliás, pra ser mais realista, já saiu da UTI, agora é tocada ao velório por Edivaldo Holanda Jr e seus asseclas. Quer ver uma coisa? Lembram da Escola Darcy Ribeiro, na avenida dos Africanos, bairro Sacavém, que no dia 27 de março o teto dela desabou sobre as cabeças das crianças, deixando alunos e uma professora feridos, e que por pura sorte não se transformou numa tragédia?

Esta outra foto é do Prefeito e sua equipe técnica, durante uma visita de vistoria ao prédio, ocorrida na calada da noite do mesmo dia do acidente. Na oportunidade o prefeito “culpou a chuva” pelo desastre e garantiu, que já estariam tomando todas as providências necessárias "com a maior rapidez possível, no intuito de dar uma resposta rápida à população da nossa cidade, para solucionar esta questão”, palavras de Edivaldo, que ainda prometeu que as crianças da Darcy Ribeiro não seriam prejudicadas, pois seriam logo alocadas em um novo espaço nas proximidades.

Resultado disso? Quase dois meses depois, a reportagem do meu programa "Conexão 560", na Rádio Educadora esteve no local nesta quarta-feira (17/05) e deu conta que até o momento nada do que disse Edivaldo foi cumprido, e nem há perspectiva aos pais de alunos. A escola está parada, as crianças não foram realocadas pra lugar nenhum, estão sim, prejudicadas, e a tal pressa do prefeito é de dar inveja a cágado e ao bicho preguiça.

Em tom de revolta uma mãe que foi ouvida pelo repórter Karlos Roger desabafou: "Era pra eles criarem vergonha na cara e ter a responsabilidade de fazer alguma coisa que preste, porque este colégio aqui e nada, é a mesma coisa". Dona Rosimeire, que disse ter dois filhos matriculados na escola e que estão sem estudar, relatou ainda que, dos funcionários, apenas o vigilante é mantido na escola, e nem a diretora comparece para dar alguma explicação aos pais de um possível retorno das aulas.

Mas eu cantei a pedra quando postei neste blog sobre o assunto, naquela oportunidade, que a visita do prefeito se tratava apenas de uma jogada de marketing de sua assessoria, pra falar coisa com coisa e não faria nada. Como o tempo é o senhor da razão, não deu outra. Continua, portanto o desrespeito dessa gestão com a população, que brinca com a educação, afundando de vez o futuro das crianças da nossa cidade.

A realidade é que, com suas artimanhas e manias, o prefeito tem dificultado o quanto pode o acesso dessas crianças a uma educação digna porque o que temos, são escolas fechadas para reformas que nunca acabam, ou porque não pagaram o aluguel do prédio, tendo o proprietário suspenso o contrato; outras sem as mínimas condições estruturais, sem os equipamentos necessários, sem merenda, sem professor; há atrasos no calendário por desrespeito aos docentes, ou seja, a educação de São Luís se resume a uma desorganização cavalar e inconsequente, que parece não estar unicamente em secretário, mas que emana dos interesses mórbidos dos chefes, que alegam falta de recursos, mas fazem de uma só vez 15 contratações a peso de ouro para ceder ao IPHAN, instituto este, que assim como o prefeito, mente descaradamente e sem pudor a população.

No meu programa, eu pedi um minuto de silêncio porque educação que o prefeito Edivaldo tem oferecido está morta, enquanto ele a toca em cortejo para enterrá-la no cemitério da incompetência, da inoperância, numa verdadeira afronta à dignidade milhares de crianças, que estão reféns de sua gestão insensata e cruel, que desrespeita seus direitos, colocando seu futuro em sacrifício numa cruz.

Meus pêsames!!!

quarta-feira, 17 de maio de 2017

SERÁ O ABDELMASSIH DO MARANHÃO? DELEGADA TORNA PÚBLICO IDENTIDADE DE ENDOCRINOLOGISTA ACUSADO DE SUPOSTO ABUSO CONTRA ENFERMEIRA

A TITULAR DA DELEGACIA DA MULHER, VANDA MOURA LEITE, tornou público no Programa Roda Viva da Rádio Educadora AM, desta quarta-feira, o nome do médico endocrinologista, acusado de suposto abuso sexual contra uma paciente em uma clínica no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, assunto que tem tomado conta do noticiário local. Trata-se de Jerferson Telmo Reis, CRM/MA 6899, que até então tinha identidade mantida em sigilo.

Segundo revelou a delegada, a vítima, uma técnica de enfermagem que registrou o caso na especializada nesta terça-feira (16/05), relatou que "durante o exame, por várias vezes, o médico introduziu o dedo na vagina dela como se quisesse excitá-la. Depois, começou a roçar o pênis nela e, até, tentou levar a mão da paciente ao seu órgão sexual. Diante disso, a jovem disse que ficou assustada e, aí, foi que percebeu que o médico estava com a calça aberta. De imediato, ela se levantou e reclamou da atitude do médico. No entanto, ele disse pra ela que isso era um procedimento normal. Revoltada com a situação, a técnica de enfermagem procurou a delegacia para prestar queixa contra o endocrinologista”, contou a delegada.

Ainda de acordo com Wanda Moura Leite, o caso está sendo investigado e a técnica de enfermagem já passou pelo exame de conjunção carnal e aguarda o resultado para comprovar se houve a violência. Ela também pediu que outras pessoas que, por acaso tenham passado por situação parecida que denuncie.

A denúncia é grave e caberá agora ao médico, que já foi intimado a prestar depoimento, a sua defesa desse suposto abuso.

Se comprovado, o caso pode ser muito semelhante ao do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 181 anos de cadeia pelos estupros das próprias pacientes em São Paulo. Seria portanto, o Abdelmassih do Maranhão?

O blog está aberto para explicações do acusado, se houver necessidade.

DESCASO TOTAL: EI ANTÔNIO ARAÚJO, LEVA O EDIVALDO PRA TOMAR BANHO NO “PISCINÃO DO TONHÃO” NA CIDADE OPERÁRIA, QUE JÁ TEM ATÉ RESTOS DE CARRO DENTRO

A SITUAÇÃO É MESMO CAÓTICA em toda a região da Cidade Operária, onde a população vive um drama com os problemas catastróficos na infraestrutura do maior bairro de São Luís. E lembram da avenida Norte Externa, que faz divisão com a Maiobinha, e dá acesso ao hospital Socorrão II? Já fiz diversos posts neste blog sobre ela desde 2016. O último foi no dia 13 de março. Pois é, de lá pra cá ela mudou bastante, mas pra pior, e com as chuvas, e sem a sem devida atenção da prefeitura, virou um verdadeiro piscinão, que tal o “piscinão do Tonhão”? Seria uma singela e justa homenagem ao Secretário da SEMOSP, Antônio Araújo, responsável pela infraestrutura da cidade.

Em recente passagem pelo local, observamos que os buracos na sua extensão viraram uma sequência de crateras, e a vala em frente a uma borracharia, tomou conta de toda a via, ficando também mais profunda, com capacidade de engolir os pneus dos carros que passam arrastando o fundo no solo, e mais que isso, está literalmente quebrando carros. A prova está ai, restos de um veículo denunciam que recentemente um proprietário teve um grande prejuízo no momento que passou por dentro da vala.
A situação vergonhosa também está instalada por trás da feira do bairro, onde outra vala enorme que corta a via de um lado a outro, dificulta a passagem dos automóveis e até de transeuntes. Até uma placa foi colocada recentemente no local pelos moradores como protesto contra o descaso do prefeito Edivaldo Holanda Jr com o bairro, nela estava escrito: "Prefeito, cadê o asfalto que eu paguei? Chega de Corrupção". A placa já foi retirada, mas o problema só se agrava a cada dia, sem nenhuma reposta do Antônio Araújo, que deve conhecer o problema e até já ter colocado no seu tal cronograma para "Agosto de Deus".


Aliás, andar em toda a Cidade Operária é risco iminente. Se de carro, é a certeza de tê-lo danificado ou até destruído. Se for a pé, o risco é de sofrer um dano físico, como por exemplo, uma torção no tornozelo, porque é buraco de todo jeito, de cabo a rabo. E desviar deles, já é quase impossível. Poucas ruas se salvam com trechos em condições toleráveis.

E agora? Esperar o que? De quem? Infelizmente, nada. De ninguém. Diante do cenário lastimável, do caos instalado na infraestrutura, a grita é geral, enquanto os responsáveis mudos, surdos, cegos, se trancam sem dar resposta ao clamor popular, restando ao cidadão que paga seus impostos apenas uma certeza, a cidade não tem prefeito.

Ei Antônio Araújo, se não dá pra fazer nada, então leva o Edivaldo pra tomar banho teu piscinão, o Piscinão do Tonhão! Quem sabe vendo as condições de sua desastrosa administração por lá, tenha vergonha na cara, e respeite essa gente que inconsequentemente lhe confiou mais um mandato que impera o descaso.

terça-feira, 16 de maio de 2017

NASSAU: MOSTRA CAMPUS SÃO LUÍS REÚNE 5 MIL ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

A orientação profissional é um requisito importante para os estudantes do ensino médio que precisam de auxílio na escolha profissional. Com o objetivo de contribuir com os futuros universitários nessa decisão, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade São Luís, promove a III edição Mostra Campus, nos dias 17 e 18 deste mês. O evento acontece das 8h às 17h e contará com estandes das profissões e instruções sobre as áreas de atuação, testes de orientação vocacional, ações educativas e atividades lúdicas.

Durante a visita monitorada, os 5 mil estudantes de ensino médio terão a oportunidade de visitar estandes montados com temas sobre profissões, testes de orientação vocacional preparado por profissionais de psicologia e visitas aos laboratórios da unidade.

Segundo a diretora da NASSAU, Luzia Aquime, orientar esses futuros universitários facilita e esclarece a respeito das decisões sobre a carreira que querem seguir. “Muitos estudantes ainda não sabem o que fazer, essas instruções são pertinentes para apresentar o caminho que eles podem seguir na vida profissional”, comentou. A III edição Mostra Campus estima receber 5 mil alunos da rede pública e privada da capital.


A expectativa é de que sejam recebidos mais de 500 alunos por turno, para tirar dúvidas sobre os cursos e descobrir curiosidades sobre as diversas profissões.







Redação da Assessoria.

CANINDEZÃO IGNORA ATÉ DUARTE JR, O GUARDIÃO DOS DIREITOS DO POVO E MANTÉM SEMÁFORO DE PEDESTRE APAGADO EM FRENTE AO PROCON

O descaso no trânsito de São Luís é visível por todos os lados. Falhas gritantes na sinalização denunciam um caos que parece impossível de corrigir, e o desrespeito a motoristas e pedestres pela prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes é a triste realidade de uma administração que parece desconhecer os problemas da sua própria cidade, e se os conhece, fecha os olhos, deixando a população entregue a proporia sorte, exposta ao pior que pode acontecer.

Este semáforo (em destaque) no retorno do São Francisco fica (pasmem) em frente à sede do PROCON-MA, e aquela porta ali, com escadarias é a mesma por onde entra e sai diariamente, o seu presidente Duarte Jr. Este é apenas um dos tantos semáforos para pedestres que estão sem funcionar, espalhados por toda São Luís, por falta de manutenção pela SMTT, órgão responsável pelo trânsito da cidade.

Por aqui, o pedestre que teria esse sinal para orientá-lo na travessia com segurança, simplesmente tem dificuldade para saber se o semáforo para os carros está aberto ou fechado. Lembrando que o aparelho voltado para o transeunte não trata-se de enfeite, mas sim um meio para facilitar sua visualização das condições de passagem para o momento. Porém, apagado, quem precisa atravessar a via tem que basear-se no equipamento que está voltado para os motoristas, o que favorece ocorrências de acidentes no local.

Mas o problema não para por ai. Basta andar, por exemplo, ao longo das avenidas Castelo Branco, no referido bairro ou Colares Moreira, no Renascença, principalmente em frente aos Shoppings Tropical, Monumental e tantos outros empreendimentos, por onde circulam milhares de pessoas diariamente, para se perceber que a situação caótica é a mesma, e os pedestres estão vulneráveis a acidentes que podem ocorrer há qualquer momento porque os equipamentos também estão desligados há semanas, precisando urgentemente de manutenção.

Aliás, o secretário da SMTT, Canindé Barros parece ignorar a importância desses equipamentos como elemento de prevenção de acidentes no trânsito, pois manter esses semáforos apagados por tanto tempo em vias de grande movimentação é no mínimo uma atitude insensata, um tremendo desrespeito à cidadania. E repetir o erro em frente ao PROCON, órgão que fiscaliza e faz cumprir os direitos do consumidor é uma afronta do Canidezão até ao Duarte Jr, guardião dos direitos do povo, que também pelo visto, ainda nem percebeu este verdadeiro delito contra a cidadania, que está debaixo do seu nariz.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

"VEREADOR UBER" OU "PAULINHO DA UBER": QUEM SABE, UM POUQUINHO DE MALANDRAGEM...

Depois de "Baba Baby" (por Chico Carvalho), o vereador Paulo Victor agora está sendo chamado na Câmara Municipal, de "vereador Uber". O apelido batizado pelo presidente Astro de Ogum, faz referência à briga que Victor tem comprado dentro do legislativo para permitir que o Uber atue livremente em São Luís, contrariando os taxistas que recentemente foram até o legislativo em protesto, e lá receberam as bençãos protetivas de pai Astro, que até promulgou a Lei proibindo o serviço na capital.

Paulo Victor, que é uma espécie de líder especial do prefeito na Câmara (a atual liderança é confiada a Pavão Filho), e segundo informação que chegou este blog, teria um parente seu na presidência do aplicativo por aqui, continua sendo a voz desses trabalhadores que agora vivem coagidos pelos motoristas de táxis, em virtude da covardia do prefeito Edivaldo Holanda Jr, que se omite em regularizar o serviço, alegando (ao contrário do que prometera no período da campanha) sua inconstitucionalidade.

Enquanto isso, com a força (e quem sabe, um pouquinho malandragem) do "vereador Uber" (sugestão de Astro), ou "Paulinho da Uber" (sugestão do blog), o aplicativo continuará funcionando na cidade, nem que seja discretamente, por trás dos panos, ao bom estilo do faz de conta.

domingo, 14 de maio de 2017

FREQUÊNCIA DOS VEREADORES DE SÃO LUÍS NOS DIAS 08, 09 E 10. "QUEM FOI? QUEM NÃO FOI?"

Na semana que passou os vereadores conseguiram se reunir todos os três dias que tem obrigação de mostrar trabalho em plenário, mas nenhuma das sessões deliberativas conseguiu reunir o total dos 31 edis que a Câmara de São Luís comporta.

Na segunda-feira, dia 08 de maio, 25 vereadores estiveram presentes, com 06 faltosos; terça-feira (09) foram 22 presentes, e 09 faltosos; e quarta (10) foi a sessão com o maior número de vereadores na semana, com 26 vereadores em plenário, 05 deixaram de comparecer.

Abaixo, confira os nomes de quem foi, quem não foi e quem faltou a todas as sessões da semana:

Dia 08/05

Presentes:

Astro de Ogum (PR), Joãozinho Freitas, Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Afonso Manoel (PMDB), Marquinhos (DEM), Beto Castro (PROS), Nato Júnior (PP), Aldir Júnior (PR), Chico Carvalho (PSL), Paulo Vitor (PROS), Marcial Lima (PEN), Marcelo Poeta (PC do B), Fátima Araújo (PC do B), Chaguinhas (PP), Dr. Gutemberg (PSDB), Professor Sá Marques (PHS), Umbelino Júnior (PPS), Concita Pinto (PEN), Bárbara Soeiro (PSC), Josué Pinheiro (PSDB), Ricardo Diniz (PC do B), Edson Gaguinho (PHS), Genival Alves (PRTB), Cézar Bombeiro (PSD).

Faltosos

Pereirinha (PSL), Estevão Aragão (PSB), Honorato Fernandes (PT), Edmilson Jansen (PTC), Silvino Abreu (PRTB).



Dia 09

Presentes:

Osmar Filho (PDT), Astro de Ogum (PR), Joãozinho Freitas (PTB), Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Afonso Manoel (PMDB), Marquinhos (DEM), Beto Castro (PROS), Aldir Júnior (PR), Marcial Lima (PEN), Estevão Aragão (PSB), Fátima Araújo (PC do B), Chaguinhas (PP), Dr. Gutemberg (PSDB), Professor Sá Marques (PHS), Concita Pinto (PEN), Josué Pinheiro (PSDB), Ricardo Diniz (PC do B), Edson Gaguinho (PHS), Genival Alves (PRTB), Silvino Abreu (PRTB), Cézar Bombeiro (PSD)

Faltosos

Nato Júnior (PP) Chico Carvalho (PSL), Paulo Vitor (PROS) Pereirinha (PSL), Marcelo Poeta (PC do B), Umbelino Júnior (PPS), Honorato Fernandes (PT), Bárbara Soeiro (PSC), Edmilson Jansen (PTC).



Dia 10/05

Presentes:

Astro de Ogum (PR), Osmar Filho (PDT), Joãozinho Freitas (PTB), Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Marquinhos (DEM), Beto Castro (PROS), Nato Júnior (PP), Aldir Júnior (PR), Chico Carvalho (PSL), Paulo Vitor (PROS), Pereirinha (PSL), Marcelo Poeta (PCdoB), Fátima Araújo (PCdoB), Dr. Gutemberg (PSDB), Professor Sá Marques (PHS), Umbelino Júnior (PPS), Concita Pinto (PEN), Bárbara Soeiro (PSC), Josué Pinheiro (PSDB), Ricardo Diniz (PCdoB), Edson Gaguinho (PHS), Genival Alves (PRTB), Cézar Bombeiro (PSD), Estevão Aragão (PSB) e Marcial Lima (PEN).

FALTOSOS

Francisco Chaguinhas (PP), Honorato Fernandes (PT), Edmilson Jansen (PTC), Silvino Abreu (PRTB) e Afonso Manoel (PMDB).

Faltaram a todas as sessões da semana:

Honorato Fernandes (PT) e Edmilson Jansen(PTC)*

*O vereador Edimilson Jansen, que faleceu no sábado (12/05), vinha de uma sequência de faltas no legislativo devido seu estado de saúde delicado, desde que fez uma cirurgia bariátrica no Hospital São Domingos, onde também estava internado.

O vereador teve os rins paralisados por complicações decorrentes de uma gravíssima infecção causada por quatro tipos de bactérias diferentes.

Aliás, como sentimento pela perda do parlamentar, o presidente da Câmara municipal, Astro de Ogum decretou luto de três dias no legislativo, que assim só deverá retomar suas atividades na próxima quarta-feira (17). Na oportunidade, também deve assumir o mandato o suplente, Antônio Garcês.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

QUAL A RELAÇÃO DE "MATA BOI", NOVO ATACANTE DO SAMPAIO COM O PREFEITO EDIVALDO?

E o jogador mais badalado dessa nova contratação do Sampaio Correia, sem dúvida é o atacante Célio Mata Boi. Não que seja por seu histórico de goleador por onde passou, ou meramente pelo nome esquisito, mas é que a torcida descobriu que pelos times que já atuou, tem média de 1 gol a cada 10 jogos. Com isso os bolivianos pegaram pilha e o cara vai ter que mostrar serviço em campo, e esquecer o açougue, senão o bicho vai pegar pro lado dele e dos dirigentes do tricolor.

A estréia de Mata Boi deve ser no sábado, no clássico da maior rivalidade do maranhão, e valendo pelo campeonato brasileiro da série C, quando também terá sua primeira avaliação, e obrigatoriamente mostrar que sabe diferenciar boi de tubarão, porque continuar com sua média histórica de gols, o Sampaio vai sair do campeonato e o goleador não marcará absolutamente nada.

Aliás, com a repercussão de sua chegada no CT do Sampaio, o departamento de Marketing do clube percebendo que o nome estranho não soou bem, decidiu rebatizar artisticamente o atacante. Não querem mais chamá-lo de Mata Boi, e sim Célio Holanda.

Pela lógica esse apelido nem era pra ser ventilado por aqui, pois foi só o Sampaio anunciar que o novo reforço para o ataque tricolor seria o tal “Mata Boi” para os comentários tomarem conta das redes sociais e dos programas esportivos de rádio em forma de piadas. E por isso mesmo o marketing do clube resolveu, ainda que tardiamente, fazer a mudança para o novo nome a ser chamado na mídia, embora saiba-se que para muitos ele será sempre o Mata boi.

Bem, o novo nome até ficou melhor, mas ainda lembra outro personagem que tem um retrospecto ruim ou péssimo, o prefeito da cidade, Edivaldo Holanda, que também tem rendido muitas piadas e chacotas, além de deixar a população enfurecida, por não fazer uma boa partida à frente da prefeitura. Por tanto se o Sampaio pretendia fazer uma homenagem ao prefeito, erra mais uma vez, e feio.
Resumo da ópera: Enquanto o Sampaio agora tem um “Mata Boi” no seu ataque, São Luís também tem o seu carrasco na administração, o "mata povo". Qualquer semelhança é mera coincidência.

OS HERÓIS DA RESISTÊNCIA: APENAS DOIS VEREADORES RECUSARAM PROPOSTA INDECOROSA DE EDIVALDO, QUE EM MEIO A CRISE, FAZ CONTRAÇÃO A PESO DE OURO PARA O IPHAN

Somente dois vereadores, Estevão Aragão e Marcial Lima, de um total de 26 parlamentares presentes à sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (10/05) não se curvaram ao indecoroso projeto de Lei do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr. que cria 15 cargos em comissão, encaminhado às pressas e aprovado pela grande maioria da Casa.

De acordo com a proposta do Executivo, encaminhado pela manhã e aprovado em regime de urgência pelos edis, os cargos são para a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, que durante um ano vai pagar uma equipe para trabalhar em projetos de revitalização do patrimônio histórico e cultural da cidade. Nove desses cargos terão salários de mais de R$ 9 mil cada e os outros seis rendimentos mensais de R$ 5 mil, o que vai onerar a folha de pagamento do Município em cerca de R$ 1,3 milhão.

Um detalhe é que essa contratação a peso de ouro da prefeitura ocorre no momento em que o município vive uma das priores crises econômica e financeira de sua história, que tem deixado a cidade em completo estado de abandono em todos os setores, enquanto o prefeito alega não ter dinheiro para resolver o caos instalado como nunca se viu. Lembrando que os contratados em questão vão ficar à disposição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Aliás, esse foi o resultado de uma visitinha, digamos estranha, feita recentemente pela presidente do referido Instituto, Kátia Bogéa à São Luís, especialmente à Câmara de vereadores, quando teve uma conversinha de pé de ouvido com o seu presidente, Astro de Ogum. Não foi a toa que na sessão, o mandatário do legislativo, estrategicamente colocou a proposta na mesa, de forma que nem deu para os vereadores pensarem duas vezes.

É que junto, no mesmo pacote, também em regime de urgência, os vereadores tinham que votar outra proposta da Prefeitura, perdoando uma dívida de quase R$ 4 milhões das entidades culturais de São Luís. Não deu outra, e os vereadores, com exceção dos nossos heróis da resistência Marcial e Estevão (em destaque), sem querer querendo, caíram de quatro para Edivaldo e para Astro.


Os vereadores favoráveis a referida proposta foram os seguintes:

Astro de Ogum (PR), Osmar Filho (PDT), Joãozinho Freitas (PTB), Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Marquinhos (DEM), Beto Castro (PROS), Nato Júnior (PP), Aldir Júnior (PR), Chico Carvalho (PSL), Paulo Vitor (PROS), Pereirinha (PSL), Marcelo Poeta (PCdoB), Fátima Araújo (PCdoB), Dr. Gutemberg (PSDB), Professor Sá Marques (PHS), Umbelino Júnior (PPS), Concita Pinto (PEN), Bárbara Soeiro (PSC), Josué Pinheiro (PSDB), Ricardo Diniz (PCdoB), Edson Gaguinho (PHS),Genival Alves (PRTB) e Cézar Bombeiro (PSD).

Os heróis da resistência, que votaram contra:

Estevão Aragão (PSB) e Marcial Lima (PEN).

Estiveram ausentes os vereadores:

Francisco Chaguinhas (PP), Honorato Fernandes (PT), Edmilson Jansen (PTC), Silvino Abreu (PRTB) e Afonso Manoel (PMDB).

QUEM É O DEPUTADO DEVEDOR DE PACOVAN QUE TEM DUAS CAÇAMBAS DA SUA FROTA EM PODER DO AGIOTA ????

O povo quer saber: Quem é o deputado estadual que tem duas caçambas de sua propriedade em poder de “Pacovan”, preso recentemente pela Polícia Civil do Maranhão, na Operação Jenga, apontando como um dos maiores agiotas do Estado, também acusado de operar um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro público oriundos de prefeituras maranhenses?

Na oportunidade de sua prisão, foram apreendidos em um imóvel do acusado na BR 135, 60 caminhões que eram entregues pelos devedores (principalmente políticos) a Pacovan como garantia para a realização de empréstimos de dinheiro.

Pois bem, segundo uma fonte do blog, dois desses veículos pertenceriam ao deputado misterioso, que seria dono de uma Frota de Caçambas, que são alugadas, principalmente a prefeituras e até ao Estado.

Quem souber quem é esse parlamentar que fale agora ou se cale para sempre.

terça-feira, 9 de maio de 2017

MUDANÇA ANUNCIADA NA SEMED: EM TOM DE “PEDE PRA SAIR”, PAVÃO FILHO DÁ SINAIS QUE SUBSTITUIRÁ MOACY FEITOSA NA PASTA

“Pede pra sair”, foi o recado dado nesta terça-feira (09/05) pelo vereador Pavão Filho (PDT) em pronunciamento na tribuna da Câmara, aos secretários, que segundo o parlamentar estariam atrapalhando a administração do prefeito Edivaldo Holanda Jr. Alegando dificuldades financeiras da prefeitura de São Luís, Pavão acha que está havendo má vontade dos auxiliares do prefeito em ajuda-lo a superar a crise, no momento que é preciso dar uma resposta a população, nas mais diversas áreas.

A sugestão crítica do vereador que lembra o famoso bordão do filme brasileiro "Tropa de Elite", coincidentemente ocorre no mesmo dia em que o secretário de Educação Moacy Feitosa deixou de comparecer à Casa legislativa para uma Audiência Pública onde deveria explicar o que tem de errado na educação do governo de Edivaldo, como destacamos no post anterior, mas alegou indisponibilidade para tal, e por tanto pode ter sido também uma indireta ao combalido secretário, e um sinal evidente de que pode assumir o seu lugar na pasta há qualquer momento.

E lembram que eu disse que o próximo secretário de Educação poderia ser do PDT? Pois é! Vale lembrar que na campanha eleitoral, a SEMED era garantida ao pedetista Pavão Filho, que embora negasse esta possibilidade, já contava nos dedos o dia que isto aconteceria, só esperava o momento exato, que pode estar a dois ou a um passo apenas de sua concretização.

Nos bastidores é dada como certa a nomeação de professor Pavão para a pasta no lugar do professor Feitosa, o que poderá acontecer nos próximos dias. Segundo fontes, já há, inclusive, um acordo do prefeito Edivaldo com Moacy para que este peça pra sair, e saia de cena sem fazer alarde, enquanto os holofotes se voltarão a Pavão Filho.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

JÁ ERA A AUDIÊNCIA PUBLICA DA EDUCAÇÃO NA CÂMARA: MOACY FEITOSA SE ESCONDE PARA SALVAR SUA PELE E NÃO JOGAR SEUS PATRÕES NO MÁRMORE DO INFERNO

Caiu no poço a Audiência Pública que aconteceria nesta terça-feira (09/05) na Câmara Municipal de São Luís para discutir a Educação do Município, que lamentavelmente anda de mal a pior. É que o Secretário da SEMED, professor Moacy Feitosa desistiu de ir, quer dizer, alegou ter precisado ir às pressas a São Paulo, acompanhar a esposa que passa por problemas de saúde, motivo que inviabilizou sua presença no evento.

Com a audiência o vereador Marquinhos (DEM), autor da proposta pretendia colocar em pratos limpos a triste realidade da educação capenga oferecida pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr às crianças pobres da capital maranhense, que dependem do aprendizado do Município. São alunos prestes a ter mais um teto desabando sobre suas cabeças, que estão sem aula, seja porque a escola está fechada para reforma ou a prefeitura não pagou o aluguel do prédio, ou ainda porque falta merenda, água, salas de aula com as mínimas condições, ou simplesmente dignidade e respeito. Uma nova data deverá ser marcada, talvez lá para o segundo semestre.

Aliás, não há nada de novidade o secretário não comparecer a uma audiência dessas a essa altura do campeonato, pois mesmo que a mulher dele tivesse gozando plena saúde, certamente usaria outro pretexto. Assim, a audiência também seria postergada, uma vez que a prefeitura alega ainda não ter como prestar contas em apenas quatro meses do segundo mandato do prefeito (como tem defendido o sábio Pavão Filho em seus discursos de líder na Câmara). Mas sabe por que Moacy não iria?

Porque o professor Moacy, coitado, não tem nada a acrescentar, pois dizem que as condições que lhes são oferecidas na SEMED são insuficientes para ele fazer algo, como o faria se tivesse autonomia na pasta. Como não é mágico, nem tem os "poderes de greiscow", lhe resta fazer um feijãozinho chocho com arroz que só faz aumentar o descaso.
Então se ele for abrir o bico pra falar a verdade dos fatos, a realidade nua e crua numa audiência dessas (que teria por lá alguns vereadores bem informados e questionadores, professores revoltados e a galera do SINDEDUCAÇÂO dando pressão), estaria com o pescoço na guilhotina sem dó, nem piedade. Resta a Moacy ir se escondendo em subterfúgios para salvar sua pele e não jogar logo seus patrões no tacho de mármore do inferno, tanto o filho quanto o pai. Ou melhor, tanto o pai quanto o filho, até porque como todos sabem, o pai está acima do filho, e é quem tem a chave do gazofilácio.

E o que deve acontecer? Vão começar a apagar o Moacy, deixando-o desgastar-se, depois acabarão também encostando-o numa daquelas assessorias especiais do prefeito (“valorizando seu conhecimento de mestre”, estratégia habitualmente usada pela atual gestão quando exonera um secretário, dando-lhe uma espécie de cala boca) e providenciar logo um novo secretário, que poderá sair do próprio partido do prefeito, o PDT. Este pegará a pasta e começará uma nova história, cujo fim é o mesmo já visto com Allan Kardec, Geraldo Castro e com o próprio Feitosa.

Vamos apostar?

Aliás, por falar em SINDEDUCAÇÃO e professores revoltados com a gestão desastrosa de Edivaldu’s na Educação, recentemente um grupo de educadores ligados ao Sindicato esteve na Câmara pedindo aos vereadores a instalação de uma CPI para apurar e mostrar à sociedade o que de fato está por trás do descaso cavalar que se instalou no setor na Gestão de Edivaldo, a ponto de a Educação ter dado um salto enorme para o atraso. A proposta foi abraçada pelo vereador Marcial Lima, que até tentou, num primeiro momento, a sua criação, mas foi desestimulado pela tropa de choque do prefeito na Casa.

O parlamentar ainda insiste na ideia, tentando desconstruir a tese popular de que uma andorinha só não faz verão.